Olhar Jurídico

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Geral

ANTIGUIDADE E MERECIMENTO

Pleno analisa nesta quinta-feira quais juízes estão aptos a serem desembargadores

Foto: TJMT

Pleno analisa nesta quinta-feira quais juízes estão aptos a serem desembargadores
O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso analisa na sessão administrativa desta quinta-feira (20) as inscrições para as duas vagas de desembargador existentes no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Serão avaliados se os candidatos cumprem todas as exigências para a ascensão ao cargo e somente em outra data é que os novos desembargadores serão escolhidos.

Tribunal de Justiça abre inscrições para vaga de desembargador

Os lugares ficaram vagos com as aposentadorias de Gerson Ferreira Paes, que completou 70 anos; e José Jurandir de Lima, aposentado compulsoriamente após ter empregado dois filhos, Tássia Fabiana Barbosa de Lima e Bráulio Estefânio Barbosa de Lima, em seu gabinete, quando chefiava o Tribunal de Justiça.

A vaga de José Jurandir de Lima, que será conquistada pelo critério de merecimento. A juíza Serly Marcondes é a mais cotada para assumir a vaga. Na eleição passada, a magistrada obteve a segunda maior nota.

Ao todo foram 13 inscritos. São eles: Antônia Siqueira Gonçalves Rodrigues, Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, Mário Roberto Kono de Oliveira, Marcos José Martins de Siqueira, Sebastião de Arruda Almeida, Paulo Sérgio Carreira de Souza, Gilberto Giraldelli, Alberto Pampado Neto, Sebastião Barbosa Farias, Nilza Maria Possas de Carvalho, Helena Maria Bezerra Ramos, Serly Marcondes Alves e Abel Balbino Guimarães.

Cinco juízes se inscreveram para a vaga de Gerson Ferreira Paes, que será preenchida pelo critério de antiguidade. O juiz Sebastião Barbosa Farias é o candidato mais cotado para assumir a vaga deixada pelo desembargador Gerson Ferreira Paes, pelo critério de antiguidade. Barbosa é o magistrado com maior tempo de atuação no Estado, tendo iniciado seus trabalhos em Mato Grosso em dezembro de 1986, há mais de 26 anos.

Além do juíz Sebastião Barbosa Farias, se increveram para a vaga os magistrados: Nilza Maria Possas de Carvalho, Helena Maria Bezerra Ramos, Serly Marcondes Alves e Abel Balbino Guimarães.

Os requisitos para o deferimento são a permanência por mais de dois anos na Entrância Especial, inexistência de retenção injustificada de processos e inexistência de punição em processo disciplinar nos últimos 12 meses, com pena igual ou superior à de censura.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet