Olhar Jurídico

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Trabalhista

Trabalho Seguro: Juíza fala aos trabalhadores da Arena Pantanal

O refeitório das obras da Arena Pantanal ficou lotado de trabalhadores que foram ouvir a juíza do trabalho Eleonora Lacerda sobre prevenção de acidentes. O evento que encerrou as palestras da Semana de Prevenção de Acidentes começou às 7 horas desta sexta-feira (26) e foi voltado para trabalhadores da construção civil.

A magistrada, que é titular da 5ª Vara do Trabalho de Cuiabá, mostrou números alarmantes de acidentes de trabalho no mundo. Disse que a cada minuto ocorrem 460 acidentes, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho e salientou que estava falando para empregados do setor que ocupa o primeiro lugar em acidentes de trabalho no Brasil. Afirmou ainda que o nosso país é o campeão mundial de acidentes, sendo Mato Grosso o 2º colocado entre os 27 estados.

Na questão de prevenção de acidentes, a juíza disse que cabe aos empregadores algumas obrigações, como constituir a Cipa - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, fornecer os equipamentos de proteção Individual (EPIs), treinar os empregados e fiscalizar o uso dos equipamentos e operação das máquinas.

Já aos trabalhadores recomendou o uso dos EPIs e zelar pela sua conservação, bem como cumprir todas as normas atinentes a cada atividade. E chamou atenção: “Se não usar EPI e se acidentar, não adianta ir à Justiça, porque não haverá indenização”.

Ela aproveitou para enumerar as obrigações da algumas profissões, como pedreiro, pintor, operador de serra, operador de maquita, eletricista e outros. Aos eletricistas, enfatizou o cumprimento da Norma Regulamentadora (NR) 10, do Ministério do Trabalho, que prevê todos os cuidados que esses trabalhadores devem ter para sua segurança.

Por fim a juíza Eleonora conclamou a todos a ajudar a tirar Mato Grosso da 2ª colocação em acidentes. “Vamos comemorar a saída do nosso Estado dessa posição, e a vitória da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Sejam felizes, estejam inteiros e sejam saudáveis”, concluiu sob muitos aplausos.

Sindicatos

Em seguida o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintraicccm), Joaquim Dias Santana, enfatizou a seriedade dos acidentes com moto, de empregados da construção civil, ao se deslocarem para o trabalho.

O sindicalista disse que esse tipo de evento é muito importante, que deveria ter ocorrido até antes, pois, poderia ter ajudado a evitar muitos acidentes já ocorridos. Sobre a atuação da Justiça do Trabalho disse que “ela vem cumprindo a legislação e reconhecendo o direito dos trabalhadores, mandando indenizar quando se acidentam.”

Também falou aos presentes o presidente do Sindicato da Construção Pesada (Sintecomp), Adão Pereira Julião. Ele destacou que no seu setor têm ocorrido acidentes de muita gravidade com mortes de trabalhadores.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet