Imprimir

Notícias / Trabalhista

Trabalho Seguro: Juíza fala aos trabalhadores da Arena Pantanal

TRT-MT

O refeitório das obras da Arena Pantanal ficou lotado de trabalhadores que foram ouvir a juíza do trabalho Eleonora Lacerda sobre prevenção de acidentes. O evento que encerrou as palestras da Semana de Prevenção de Acidentes começou às 7 horas desta sexta-feira (26) e foi voltado para trabalhadores da construção civil.

A magistrada, que é titular da 5ª Vara do Trabalho de Cuiabá, mostrou números alarmantes de acidentes de trabalho no mundo. Disse que a cada minuto ocorrem 460 acidentes, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho e salientou que estava falando para empregados do setor que ocupa o primeiro lugar em acidentes de trabalho no Brasil. Afirmou ainda que o nosso país é o campeão mundial de acidentes, sendo Mato Grosso o 2º colocado entre os 27 estados.

Na questão de prevenção de acidentes, a juíza disse que cabe aos empregadores algumas obrigações, como constituir a Cipa - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, fornecer os equipamentos de proteção Individual (EPIs), treinar os empregados e fiscalizar o uso dos equipamentos e operação das máquinas.

Já aos trabalhadores recomendou o uso dos EPIs e zelar pela sua conservação, bem como cumprir todas as normas atinentes a cada atividade. E chamou atenção: “Se não usar EPI e se acidentar, não adianta ir à Justiça, porque não haverá indenização”.

Ela aproveitou para enumerar as obrigações da algumas profissões, como pedreiro, pintor, operador de serra, operador de maquita, eletricista e outros. Aos eletricistas, enfatizou o cumprimento da Norma Regulamentadora (NR) 10, do Ministério do Trabalho, que prevê todos os cuidados que esses trabalhadores devem ter para sua segurança.

Por fim a juíza Eleonora conclamou a todos a ajudar a tirar Mato Grosso da 2ª colocação em acidentes. “Vamos comemorar a saída do nosso Estado dessa posição, e a vitória da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Sejam felizes, estejam inteiros e sejam saudáveis”, concluiu sob muitos aplausos.

Sindicatos

Em seguida o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintraicccm), Joaquim Dias Santana, enfatizou a seriedade dos acidentes com moto, de empregados da construção civil, ao se deslocarem para o trabalho.

O sindicalista disse que esse tipo de evento é muito importante, que deveria ter ocorrido até antes, pois, poderia ter ajudado a evitar muitos acidentes já ocorridos. Sobre a atuação da Justiça do Trabalho disse que “ela vem cumprindo a legislação e reconhecendo o direito dos trabalhadores, mandando indenizar quando se acidentam.”

Também falou aos presentes o presidente do Sindicato da Construção Pesada (Sintecomp), Adão Pereira Julião. Ele destacou que no seu setor têm ocorrido acidentes de muita gravidade com mortes de trabalhadores.
Imprimir