Olhar Jurídico

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Trabalhista

Juiz fala para centenas de trabalhadores da Cemat em campanha "Trabalho Seguro"

Um grande número de empregados da concessionária de energia Rede-Cemat assistiu à palestra do juiz Lamartino França de Oliveira, dentro da programação da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho, realizada no pátio da empresa na Estação do Barro Duro, na manhã da quinta-feira (25).

O magistrado iniciou a palestra dizendo que conhecia bem a atividade dos eletricitários, por ter atuado como técnico de comunicação e energia, nos tempos de estudante. Assim, falou com linguagem simples, recheada com brincadeiras, pois segundo disse, “é através de brincadeiras que a gente fala mais facilmente de coisas sérias”.

Falando sobre os riscos nas questões de insalubridade e periculosidade, disse que a primeira vai afetando as pessoas aos poucos, já na periculosidade, como é o caso dos eletricitários, o dano é imediato. “Como o risco é fatal e você não sabe quando vai acontecer, é preciso ter medo e utilizar o equipamento de proteção, para não vir fazer parte das estatísticas,” enfatizou.

O juiz também alertou sobre o pensamento de que em caso de acidente o empregado terá indenização, mas que nem sempre isso ocorre. “Quando você não usar as EPIs e não seguir as normas, não haverá indenização alguma, mas você vai perder a sua saúde”, completou.

Falta de EPIs

Um trabalhador da concessionária, Carlos Alberto, queixou-se da falta de material para uso dos trabalhadores, pois a empresa não os adquire suficientemente. “Só não ocorre acidente, porque a gente se cuida muito. Mas, faltam bolsas de serviço, também calças e camisas apropriadas,” afirmou.

O presidente do Sindicato dos Urbanitários (STIU) afirmou que ocorrem muitos acidentes com os trabalhadores terceirizados, porque estes empregados não recebem o mesmo treinamento e equipamentos do pessoal contratado. Afirmou que o sindicato vai entrar na Justiça contra essa situação.

Quanto à participação do TRT/MT em eventos de prevenção de acidentes, o dirigente sindical afirmou: “Estamos felizes de fazer essa parceria, de atuar em conjunto, vendo que a Justiça do Trabalho coloca a vida como aspecto principal.”
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet