Olhar Jurídico

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Civil

Violência contra mulher é tema de palestra

A abertura da Semana da Comunidade, realizada pela Faculdade do Vale do Juruena – Ajes, contou com a presença da juíza da Segunda Vara de Violência Doméstica de Juína (735 km a noroeste de Cuiabá), Cristiane Padim da Silva, que ministrou palestra sobre o tema: violência doméstica contra a mulher. Mais de 500 moradores da cidade estiveram presentes.

No encontro, a magistrada falou sobre a situação enfrentada por centenas de mulheres ao longo dos tempos e a origem dessa conduta violenta masculina. Citou ainda fatos históricos e datas importantes de luta feminina, como o dia 30 de abril, considerado Dia Nacional da Mulher. A data é uma homenagem a Jerônima Mesquita, uma das primeiras líderes do movimento feminista no Brasil.

A juíza explicou que os dias comemorativos de luta da mulher foram instituídos para reflexão acerca da necessidade da igualdade entre os gêneros, lembrando que, quando essa for uma prática recorrente, “com certeza não haverá mais necessidade da existência de dias das mulheres”.

Reforçou ainda que movimento feminista não almeja a inversão dos papéis oriundos do patriarcalismo, mas apenas o exercício do direito de escolha, da autonomia. Para a magistrada, a violência é fruto da naturalização da desigualdade social entre homem e mulher, que fortalece a ocorrência e a manutenção de uma conduta masculina inadequada dentro da própria casa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet