Olhar Jurídico

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Geral

EXAME DA OAB

Faculdades de Direito de Mato Grosso estão entre as 50 piores do país

Foto: Reprodução

Faculdades de Direito de Mato Grosso estão entre as 50 piores do país
O desempenho das faculdades de Direito de Mato Grosso, nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), apresenta elevados índices de reprovação. A aprovação no exame é obrigatória para que os bacharéis em Direito possam exercer a advocacia.

Governo de MT pede ao STF audiência para questionar responsáveis por perícia

Justiça liberta mãe que abandonou filho de dois anos em boca-de-fumo

Um ranking baseado nos resultados dos últimos exames, mostra que apenas a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) conseguiu estar entre as 50 instituições com melhor índice de aprovação.

A cada nova edição da prova a OAB tem feito um ranking de aprovação por instituição de ensino superior. O ranking elaborado pela OAB não considera as faculdades com menos de dez candidatos inscritos. Confira:

4º exame

O 4º Exame de Ordem Unificado, feito pela OAB no começo de outubro de 2011, teve como primeira colocada a Fundação Universidade Federal de Viçosa. Estiveram presentes 40 bacharéis, sendo 31 aprovados. A taxa de aprovação da faculdade mineira foi de 77,50%.

Neste exame, a UFMT conseguiu garantir o 21º lugar. Fizeram a prova 54 bacharéis e 30 conseguiram passar. A taxa de aprovação foi de 55,56%.

A Faculdade Raimundo Marinho, de Maceió (AL) foi a pior colocada no 4º exame da OAB, com uma taxa de zero em aprovações.

5º exame

A partir da divulgação do resultado final do 5º Exame de Ordem Unificado, feito em janeiro de 2012, foi possível perceber que o melhor desempenho da Universidade Federal do Espírito Santo, no campus de Vitória, com 54 bacharéis aprovados. A taxa de aprovação da universidade foi de 80,60%.

No 5º exame da OAB nenhuma faculdade de Mato Grosso conseguiu ficar entre as 50 mais bem colocadas. Em compensação, duas instituições estão entre as piores colocadas.

A Faculdade de Lucas do Rio Verde (Unilasalle) perdeu apenas para a Faculdade de Sabará, de Minas Gerais, no ranking das 50 piores em aprovação. A Unilasalle teve 39 bacharéis inscritos e destes apenas três conseguiram ser aprovados. A taxa de aprovação foi de 7,69%.

As Faculdades Integradas de Tangará da Serra (Fits), ficou com o 49º lugar, entre as piores colocadas.

6º exame

O 6º exame, feito pela OAB no dia 8 de maio de 2012, mostrou que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou 88, dos 102 bacharéis inscritos, com uma tava de aprovação de 86,27%.

A UFMT ficou com o 28º lugar, sendo que dos 57 inscritos, 37 foram aprovados, garantindo uma taxa de aprovação de 64,91%.

A Faculdades Integradas Desembargador Sávio Brandão (Fausb), de Várzea Grande, ficou com a 20º colocação entre as piores. Dos 26 que fizeram a prova, apenas dois conseguiram passar. A taxa de aprovação foi se 7,69%.

A Faculdade Afirmativo (FAFI), de Cuiabá, conseguiu aprovar cinco bacharéis, dos 60 inscritos. Garantindo a 27º posição entre as piores faculdades no ranking de aprovação da OAB.

7º exame

O 7º exame da OAB foi aplicado no dia 8 de julho do ano passado, e colocou a UFMT no 26º lugar entre as melhores taxas de aprovação. Sendo que, dos 49 bacharéis inscritos, 26 conseguiram ser aprovados. Garantindo uma tava de 53,06 % de aprovação.

Já a Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (Uned) ficou na 26º colocação, entre as 50 piores no índice de aprovação no exame. Apenas um dos 56 bacharéis inscritos conseguiu ser aprovado.

8º exame

O 8º exame da OAB, realizado no dia 21 de outubro de 2012, teve como melhor colocada a Fundação Universidade Federal de Rio Grande, do Rio Grande do Sul. A faculdade gaúcha teve sete aprovados, dos 16 inscritos. A taxa de aprovação foi de 43%.

Nenhuma faculdade de Mato Grosso ficou entre as 50 melhores colocadas. As Faculdades Integradas Desembargador Sávio Brandão (Fausb), de Várzea Grande, ficou com a 33º colocação entre as piores. Já a Faculdades Integradas de Rondonópolis (Unir) ficou com o 35º lugar.

Veja o ranking completo clicando AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet