Olhar Jurídico

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Civil

Demarcação de terras indígenas é tema de série especial produzida pelo MPF

Os canais institucionais do Ministério Público Federal (MPF) estão produzindo uma série especial de reportagens sobre a demarcação de terras indígenas no país. As reportagens buscam retratar a realidade e a luta desses povos por seus direitos, além do trabalho do MPF sobre o tema, no mês em que se comemora o Dia Nacional do Índio. Veja as matérias já produzidas pelo programa Interesse Público.

Primeira reportagem (exibida em 2/4/2013) - A morosidade na demarcação de terras é uma das mais antigas violências praticadas contra os povos indígenas no Brasil. Um dos principais motivos é a burocracia dos próprios processos, além da lentidão do Poder Judiciário. Entre as consequências mais graves desta realidade estão gerações inteiras de índios que nasceram e cresceram em acampamentos provisórios, espalhados pelo Brasil, sem condições de reproduzir a própria cultura. Para discutir a questão indígena, o direito à terra, à saúde, à educação e à cultura, o programa Interesse Público apresenta uma série especial de reportagens. Na primeira, você vai conhecer a maratona da demarcação de terras no Brasil e a luta da etnia kraô kanela por território, no oeste do Tocantins. Assistir.

Segunda reportagem (exibida em 9/4/2013) - A disputa econômica envolvendo a exploração das terras indígenas no Brasil é um dos principais obstáculos para a demarcação desses territórios. E a falta do reconhecimento das áreas das aldeias coloca os índios em condição vulnerável, principalmente na região norte. Segundo o Relatório de Violência contra Povos Indígenas no Brasil, houve um aumento nos crimes e ameaças contra os índios em disputas territoriais. No ano passado, 60 indígenas foram assassinados e 152 ameaçados de morte. O Mato Grosso do Sul, que tem a segunda maior população de índios do país, é o campeão em conflitos e assassinatos nas aldeias. Assistir.

Terceira reportagem (exibida em 16/4/2013) - O Ministério Público Federal defende a demarcação urgente de terras indígenas para assegurar os direitos fundamentais de saúde, educação e transporte aos índios brasileiros. A terceira reportagem da série sobre demarcação de terras indígenas aponta a dura realidade dos povos indígenas no Brasil. Você vai ver no Interesse Público que a demarcação que concederia a posse das propriedades às tribos indígenas espalhadas por todo país não chega a 2% de um total de 12,41% do território brasileiro. Assistir.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet