Olhar Jurídico

Segunda-feira, 02 de setembro de 2024

Notícias | Civil

enfrentamento à violência obstétrica

MPF determina procedimento para monitorar implantação de políticas públicas de humanização do parto

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

MPF determina procedimento para monitorar implantação de políticas públicas de humanização do parto
Procurador Regional, Rodrigo Pires de Almeida instaurou Procedimento Administrativo no âmbito da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão para acompanhar e monitorar a implantação de políticas públicas acerca da humanização do parto em maternidades públicas e privadas de Mato Grosso, bem como o enfrentamento da Violência Obstétrica.


Leia mais: 
Tribunal fixa danos morais em R$ 90 mil a pais de criança vítima de erro médico durante parto em Cuiabá

A publicação da Portaria nº 80 foi publicada no diário oficial do Ministério Público Federal na última sexta-feira (25). Em sua resolução, o procurador ainda determinou a autuação do Procedimento Administrativo de Acompanhamento, em atenção às formalidades atinentes a este procedimento.

No uso de suas atribuições constitucionais, o procurador regional considerou que o Ministério Público deve atuar na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

Considerou, também, que compete ao MPF exercer funções do ofício de procurador regional dos direitos do cidadão, a quem se atribui a defesa dos direitos do cidadão visando a garantia do seu efetivo respeito pelos poderes públicos e prestadores de serviço.

Ainda, elencou a necessidade de se acompanhar e monitorar o desempenho de políticas de saúde voltadas à humanização do parto em maternidades públicas e privadas de MT, a fim de coibir casos Violência Obstétrica.

Diante disso, Rodrigo Pires resolveu instaurar o referido Procedimento Administrativo no âmbito da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão com o seguinte objetivo: acompanhar e monitorar a implantação de políticas públicas acerca da humanização do parto em maternidades públicas e privadas do Estado de Mato Grosso, bem como o enfrentamento da Violência Obstétrica.

Por fim, determinou autuação do Procedimento Administrativo de Acompanhamento, em atenção às formalidades atinentes a este procedimento, inclusive com a publicação desta Portaria na imprensa oficial.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet