Olhar Jurídico

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Civil

Mutirão do MT Fomento ocorre até sexta-feira

Teve início nesta segunda-feira (14 de dezembro) o primeiro Mutirão da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso S/A (MT Fomento), realizado na Central de Conciliação do Fórum de Cuiabá, das 8h às 17h, até a próxima sexta-feira (18 de dezembro). A ação é promovida em parceria com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Nupemec/TJMT).

Somente ontem foram concretizados oito acordos, dos 287 processos aptos à conciliação. Dentre as facilidades ofertadas durante o mutirão estão descontos de até 90% sobre juros e multas, isenção do pagamento das custas processuais, cartorárias e de honorários advocatícios. Bem como a possibilidade de parcelamento da dívida em até 60 vezes.

Um das ações que terminaram bem foi da doméstica Fabiana da Conceição Amorim, que fechou acordo com uma pequena entrada no valor de R$ 375,00 e mais 12 parcelas fixas. “Nunca imaginei que fosse tão rápido me livrar dessa dívida que já durava quase 10 anos. Saio daqui feliz porque terei meu nome limpo, voltarei a ter crédito”. Com a conciliação, o débito de cerca de R$ 7 mil reduziu mais de 50%.

Para a representante do MT Fomento, Guilianne Crepaldi, a iniciativa é importante, pois atende tanto as necessidades da instituição financeira quanto do cliente. “Estamos oferecendo diversas vantagens ao cliente que deseja quitar seu débito. Nosso maior objetivo é que ele volte a ter crédito liberado. Ao mesmo tempo, essa ação nos beneficia, na medida em que deixamos de mover novas ações de cobrança e execução desse cliente”, frisa.

Já a coordenadora da Central de Conciliação e Mediação da Capital, juíza Adair Julieta da Silva, ressalta o grande interesse pelo serviço. “Logo que começamos os atendimentos dos notificados recebemos a visita de pessoas que nem sequer foram intimadas. Mas que assim que tomaram conhecimento do mutirão se propuseram negociar seus conflitos judiciais. O que mostra que superaremos o número previsto”, explica.

Segundo o diretor financeiro do MT Fomento, Levi Salies Filho, durante o mutirão podem ser regularizados débitos de empreendedores individuais, micro e pequenas empresas. Assim como de carteiras administradas pela instituição, a exemplo da Cohab, Prodeagro, Bemat, Fundagro, Fundeic, Provemais, Setas, entre outros.

“A parceria com o Tribunal de Justiça foi a saída que encontramos para dar agilidade à questões processuais que se arrastavam há anos. E esta foi apenas a primeira ação conjunta formalizada entre a instituição e TJ, faremos outras”, conclui o diretor.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet