Olhar Jurídico

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Eleitoral

Representantes dos Três Poderes comentam posse do ministro Gilmar Mendes

Compareceram à solenidade de posse do ministro Gilmar Mendes na Vice-Presidência do TSE, nesta terça-feira (10), o ex-presidente da República e do Senado Federal, José Sarney, ministros e ministros aposentados do Supremo Tribunal Federal (STF), senadores, ex-ministros do TSE, ministros de tribunais superiores, de Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), ministros de Estado, ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), parlamentares, advogados, acadêmicos, servidores e jornalistas.

O vice-presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, ressaltou que o ministro Gilmar Mendes “é um jurista extremamente preparado do ponto de vista acadêmico e um magistrado, também, muito pragmático. Ele terá a importância incumbência de coadjuvar o presidente Dias Toffoli na coordenação e administração dessas eleições gerais que se avizinham”, ponderou.

Representando o governo federal, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, declarou que o ministro Gilmar Mendes “exercerá o seu papel como vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral com todo o conhecimento, toda percepção, avaliação da realidade e senso de justiça que possui”.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, elogiou a condução do ministro à Vice-Presidência da Corte. “É uma grande honra para qualquer colegiado pelo seu histórico e sua tradição. E agora ele ocupa essa posição de novo, o que é uma tranquilidade para o país pela sua forma democrática de conduzir e de debater”, disse.

Marcelo Ribeiro, ex-ministro do TSE na classe dos juristas, destacou que a experiência do ministro Gilmar Mendes será fundamental para Justiça Eleitoral, principalmente, em ano eleitoral. “O ministro Gilmar Mendes já foi membro do TSE e exerceu o mandato com maestria. Então essa nova passagem pela Corte certamente trará muita contribuição, não só na parte material substantiva do Direito Eleitoral, como na administração colaborando com o presidente Dias Toffoli. Acho que a Justiça Eleitoral hoje está em festa com a posse do ministro”, concluiu.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet