Olhar Jurídico

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Geral

TRT/MT é o 3º Tribunal do país a concluir implantação do sistema e-Gestão

E-Gestão fornecerá dados estatísticos sobre estrutura administrativa e judicante e auxiliará na tomada de decisões estratégicas
O TRT de Mato Grosso encerrou na última semana a implantação do sistema e-Gestão, ferramenta institucional oficial de gerenciamento de informações administrativas e judiciárias da Justiça do Trabalho. Com isso, tornou-se o 3º Tribunal do país a concluir o processo sem ter nenhum dos relatórios de 2013 encaminhados ao TST rejeitados.

A finalização da implantação é resultado, segundo o presidente do TRT/MT, desembargador Tarcísio Valente, “do esforço árduo e do comprometimento de servidores e magistrados das varas do trabalho e do Tribunal e possibilitará, pela primeira vez na história da instituição, a compilação de dados estatísticos com fidelidade”.

O funcionamento da ferramenta permitirá conhecer a realidade da Justiça do Trabalho de forma mais transparente, ajudando na tomada de decisões estratégicas. Entre outros pontos, será possível realizar um comparativo de estrutura administrativa e de atividade judiciária entre as diversas unidades, dando base mais efetiva às ações da Administração.

Desenvolvido pela Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho (CGJT), o e-Gestão subsidiará as atividades correcionais e gerenciais do TST, da própria Corregedoria-Geral, dos Tribunais Regionais, das Corregedorias Regionais e dos magistrados, trazendo informações atualizadas sobre a área administrativa e dados estatísticos da atividade judiciária.

A implantação do sistema foi adotada como prioridade pela CGJT e por consequência, pela atual administração do TRT matogrossense. Ela unifica os dados estatísticos antes colhidos de forma independente pelos TRTs.

“A Justiça do Trabalho carecia de uma ferramenta padronizada nacionalmente para coleta de dados estatísticos de movimento processual. O e-Gestão veio, como o PJe, para unificar, sendo que é o fator nacional e oficial de índice estatístico”, destaca o juiz Juliano Girardello, membro da coordenação regional do projeto de implantação do e-Gestão.

Em Mato Grosso, a implantação da ferramenta representou uma mudança de cultura quanto ao procedimento de alimentação de índices estatísticos, exigindo o saneamento do histórico dos processos, equacionado e catalogado estatisticamente conforme aos números reais de processos em suas diversas fases. “Hoje nós sabemos o número exato dos processos em todas as suas fases e com todos os seus andamentos”, salienta o presidente Tarcísio Valente.

Integração e-Gestão e PJe

Desde 9 de setembro, o sistema e-Gestão está integrado ao Processo Judicial Eletrônico (PJe) em Mato Grosso. A integração das duas ferramentas, além de possibilitar a estatística também na tramitação eletrônica, trará mais agilidade no levantamento dos dados, uma vez que a alimentação das informações deixa de ser manual e passa a ser predominantemente automatizada.

A novidade foi trazida na última versão do PJe disponibilizado pelo TST, a 1.4.7.4, mas ainda necessita de ajustes, que deverão ocorrer até o final do ano.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet