Olhar Jurídico

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Geral

Resolução amigável: Advogado Conciliador é lançado em Juína

Advogados que atuam na esfera cível e trabalhista do município de Juína e região estão, desde 1º de setembro, concorrendo ao “Prêmio Advogado Conciliador”. Lançado em solenidade realizada na sede da Justiça Estadual de Juína, o prêmio visa conscientizar os advogados sobre as vantagens da composição amigável em conflitos judiciais.

A perspectiva é aumentar o número de conciliações, reduzindo o tempo de tramitação de processos e agilizar a prestação de serviços à sociedade. É o que esclarece o juiz Plínio Podolan, titular da Vara do Trabalho de Juara, atualmente respondendo também pela unidade da Justiça Trabalhista de Juína.

O magistrado explica que o “Prêmio Advogado Conciliador” nasceu em Colíder em 2012, numa parceria entre a Vara do Trabalho do município e a subseção local da OAB. Neste ano, o projeto foi também implantado no âmbito da Justiça do Trabalho de Juara. “Desta vez lançamos o prêmio em Juína, agora com a parceria da Justiça Estadual”.

A juíza do Foro Cível da Comarca de Juína, Cristiane Padim da Silva, acredita que a união dos dois ramos do judiciário incentivará ainda mais os profissionais da advocacia que atuam na região a buscarem a solução consensual dos conflitos. Segundo a magistrada, a função dos advogados é essencial à justiça e a conciliação é sempre o melhor caminho. “A justiça é muito mais efetiva quando a solução do conflito é consensual”, salientou.

Posição semelhante também foi defendida pelo juiz Plínio Podolan. Com a conciliação, segundo ele, “quem tem a ganha é a sociedade”.

O Prêmio

Serão premiados os advogados que obtiverem o maior índice de acordos na Justiça do Trabalho, o maior índice de acordos na Justiça Estadual e o maior índice de acordos no geral (somados os índices das duas esferas do Judiciário local). O prêmio será conferido a todos os advogados que aparecerem na primeira colocação. O período de apuração vai de 1º de setembro a 5 de dezembro de 2013.

Participarão todos os advogados inscritos nas subseções da OAB sediados em um dos municípios sob a jurisdição de Juína e as demais cidades que a integram. Não participará apenas o advogado que expressamente requerer a sua exclusão.

Participaram do lançamento da premiação o presidente da subseção da OAB de Juína, Oswaldo Lopes de Sousa, a vice-presidente da ordem, Nirlei de Fátima Franco, além de profissionais da advocacia, servidores do judiciário trabalhista, entre outros.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet