Olhar Jurídico

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Geral

Comemorações dos 50 anos da OAB/MT estão vivas na memória de ex-presidente

A antiga sede da OAB/MT repleta de advogados, advogadas, autoridades e convidados para ouvir juristas de renome como o senador João Villas Boas, Evandro Lins e Silva, Seabra Fagundes em comemoração aos 50 anos da Seccional foi um dos marcos da Gestão 1983-1985, na visão do então presidente Munir Feguri. Ao ver a movimentação do Projeto OAB/MT 80 Anos, ele se diz orgulhoso pela instituição que representa.

“A OAB tem de ser reconhecida, lembrada sempre pelos advogados e a sociedade. Primamos por trazer conferencistas para palestrar que eram expoentes nacionais à época como o hoje ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio, e também autoridades estaduais, como o ex-reitor da UFMT Benedito Pedro Dorileo e a desembargadora aposentada do TJMT, Shelma Lombardi de Kato. Todos os palestrantes receberam um quadro comemorativo do 50º aniversário da OAB/MT. O senador João Villas Boas, que se não me engano que tinha a Carteira da Ordem de número um, ficou emocionado”, contou o advogado.

Primeiro debate eleitoral

A presença do então deputado federal Dante Martins de Oliveira, que havia recém-apresentado a emenda constitucional para restabelecer eleições diretas no Brasil, também movimentou a OAB/MT, que integrava a Comissão Nacional de Advogados Pró-Constituinte. Além de proferir palestra, o parlamentar (já falecido e conhecido nacionalmente por “Senhor Diretas Já”) participou do primeiro debate com candidatos a governo de Mato Grosso realizado pela Seccional.

“Inauguramos uma novidade no Estado, não havia debates com candidatos. Os candidatos eram Júlio Campos e Padre Pombo e fizemos os debates em dois dias diferentes separando os dois. Eles tiveram de responder às perguntas dos advogados que estavam no auditório e o Dante foi incisivo nas perguntas, assim como muitos colegas. Foi um marco para a política estadual”, comentou Munir Feguri.

O ex-presidente conta que surpreendeu Dante de Oliveira ao pedir para o pai dele, o ex-presidente da OAB/MT Sebastião de Oliveira (dr. Paraná), entregar a homenagem da Seccional. “Ele ficou muito emocionado e não esperava receber a medalha das mãos do pai”, observou.

Conquistas e atuação

Munir Feguri conta que em sua gestão também conseguiu melhorar o estacionamento da OAB/MT, já que a rua não tinha asfalto e conseguiu junto ao antigo Departamento de Viação de Obras Públicas (DVOP); reformou o plenário e construiu a Biblioteca da entidade; instalou novas subseções da OAB, como a de Diamantino; incentivou a construção do Fórum de Várzea Grande, onde promoveu o 1º Encontro de Advogados Varzeagrandenses em 1991, para tratar da evolução do Poder Judiciário; e desde então defendia a instalação do Tribunal do Trabalho em Mato Grosso.

O ex-presidente ocupou todos os cargos de direção da Seccional, além de atuar como conselheiro federal por três biênios e ter lançado a candidatura do ex-presidente Benedito Sant’Ana da Silva Freire, eleito para a Gestão 1985-1987. “Fui o relator do projeto que transferiu a sede do Conselho Federal da OAB do Rio de Janeiro para Brasília e sempre atuei na Ordem até ser indicado e o mais votado para a vaga no Tribunal de Justiça pelo Quinto Constitucional. Como presidente do TJ e corregedor nunca deixei de receber os advogados e me considerada um eterno representante da OAB, sempre agi assim”, sublinhou. Munir Feguri formou-se em Direito em 1966 na Universidade Federal de Mato Grosso e advogou até 1992 quando assumiu como desembargador do TJMT.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet