Olhar Jurídico

Domingo, 05 de maio de 2024

Artigos

Um dia de 80 anos

Nestes 80 anos de Ordem dos Advogados, é preciso relembrar grandes figuras da advocacia mato-grossense. Gente cuja vida pendulava entre o ofício público ou provado de advogar e o magistério. Porque, no princípio, ser advogado era necessariamente dedicar-se também às aulas, já que a responsabilidade social de multiplicar conhecimento é uma das máximas da profissão.

Aliás, na maioria das vezes, o advogado que se dedicava à sala de aula pagava do próprio bolso para seguir com o ofício catedrático. O desapego, naquela época, moldou gerações de brilhantes profissionais que podem testemunhar o passado. Alunos das turmas inaugurais, devem ser festejados como os colegas Benedito Pinheiro de Campos, Egídio de Souza Neves, Eliseu Cerisara, Lacyra Santana, Luiz Beni Maia, Agenor Ferreira Leão, Elpídio Gonçalves Presa, dentre outros.

Começo pelo Dr. Prof. Clóvis de Melo e Dr. Prof. José Ferreira de Freitas, acadêmicos de letras e advogados ilustres, Dr. Amaral Augusto daSilva, Prof. Dr. Aníbal Bouret, Dr. Vicente Bezerra Neto, Dr. HugolinoCorbelino, Dr. José Feliciano de Figueiredo;Dr. Salvador Pompeu de Barros, nosso expressivorepresentante junto ao Tribunal de Justiça; Prof. Dr. Benedito Pedro Dorilêo, ex-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso.

Vai aqui o demorado abraço ao meu querido amigo e professor já falecido Carlos Antônio de Almeida Melo, advogado e depois Procurador do Estado, um dos responsáveis pelo texto da Constituição do Estado de Mato Grosso, um homem brilhante: erudito, poliglota, debochado e inveterado fumante. Este tem um canto especial no coração.

A advocacia que vivi nos últimos anos não é um mero ofício corporativo ou banal meio de vida: é inspiração, combatividade e principalmente exemplo. Foram meus inspiradores, os professores da segunda ou terceira geração de causídicos mato-grossenses, dignos de respeito e carinho o Dr. Fábio César Guimarães, Dr. Ulysses Ribeiro, Dr. RaimarBottega, Dr. Marcos Prado, Dr. José Célio Garcia, todos advogados e hoje colegas e amigos.

Eduardo Mahon é advogado.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet