Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

Estudantes do Liceu Cuiabano visitam Tribunal de Contas do Estado

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Liceu Cuiabano 'Maria de Arruda Muller' visitaram o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) na manhã desta terça-feira (12). A visita faz parte do projeto TCEstudantil, que visa a conscientização dos jovens sobre a importância de exercer a cidadania e estimula o controle social.

Cerca de 90 alunos chegaram cedo ao TCE-MT, participaram de palestras e conheceram alguns setores como a Secretaria de de Controle Externo de Obras e Engenharia e o Plenário Boaventura de Moraes, onde acompanharam a sessão ordinária.

No Plenário, o conselheiro presidente, José Carlos Novelli, deu as boas vindas ao estudantes e o conselheiro Valter Albano explanou sobre a atuação do TCE-MT, destacando o trabalho de fiscalização do recurso público e também sobre o termo de cooperação assinado, nesta segunda-feira (11), entre o Tribunal de Contas e a Secretaria de Estado de Educação.

“Esta visita ocorre num momento histórico. Com a assinatura do PDI (Programa de Desenvolvimento Integrado) a Educação de Mato Grosso sofrerá uma grande transformação”, disse o conselheiro Valter Albano. Ele acrescentou ainda que, por meio do projeto TCEstudantil, a sociedade passa a conhecer um pouco mais sobre as funções do TCE-MT. “Esta é uma oportunidade de divulgar os trabalhos que realizamos em benefício da sociedade, pois onde há uma autoridade pública responsável em gerir recurso público lá está o Tribunal de Contas para fiscalizar”, concluiu.

Para o professor Admilson Mário de Assunção, a vista é considerada uma aula de campo. “Aqui, os alunos estão aprendendo na prática o que é ensinado na escola. A estudante Laís de Jesus Rodrigues confirma a afirmação do professor ao destacar o que aprendeu com a visita. “Saio daqui com outra visão, aprendi que temos voz na sociedade, e, através da Ouvidoria do TCE-MT, podemos denunciar irregularidades cometidas pelas autoridades públicas”.

As escolas que desejarem participar do TCEstudantil podem agendar podem entrar em contato com a Secretaria de Articulação Institucional do TCE-MT, pelo telefone (65) 3613-2911 ou pelo e-mail sai@tce.mt.gov.br.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet