Olhar Jurídico

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Ambiental

ÁREA DESAPROPRIADA

Ministério Público investiga invasão de fazenda e expulsão de famílias

Foto: Reprodução

Ministério Público investiga invasão de fazenda e expulsão de famílias
O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso instaurou inquérito civil público para apurar denúncia sobre suposta invasão -- por fazendeiros -- de terra desapropriada. Em 2010, eles teriam invadido a fazenda “Santo Antônio”, na gleba Santa Edvirges, em Nova Canaã do Norte (700 km de Cuiabá).

MPF apura supostas irregularidades em obra da prefeitura de Sinop
MPF-MT abre inquérito para apurar conduta de gerente da Previdência

No episódio, 30 famílias de assentados acabaram sendo expulsas e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) não teria tomado nenhuma providência.

O procurador da República Adriano Fernandes determinou o encaminhamento de ofício à superintendência regional do Incra para que, no prazo de dez dias, o órgão “informe se tem conhecimento sobre a invasão cometida pelos fazendeiros Nilton Braga (da fazenda Estrela), Rubão (da fazenda Recreio) e Isaías (da fazenda Portal)”.

O Incra deverá ainda dizer qual a assistência dada às famílias expulsas e se providências foram tomadas para a restituição da área. O inquérito foi instaurado no último dia 26 porque há necessidade de mais informações e de maior prazo e também por causa da complexidade do caso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet