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Terça-feira, 07 de maio de 2024

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Tribunal apresenta novo sistema de consulta processual

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação apresentou o novo sistema de consultajurisprudencial aos servidores, que aprovaram a novidade. A assessora de gabinete Kalia R. M. Farina, que faz parte da equipe de trabalho do desembargador Juracy Persiani, disse que o aprimoramento feito à antiga ferramenta vai facilitar muito sua atuação. “Está aprovado. Vai dar maior agilidade ao nosso trabalho”, avalia a servidora, que conheceu o novo sistema nesta segunda-feira (26 de novembro).

O coordenador de TI do Tribunal de Justiça, Carlos Campelo, ressalta que a nova consulta era um anseio que vinha de longa data e que nesta gestão foi priorizada. Confira aqui a nova ferramenta.

O assessor voluntário Pedro Machado Gueiros, do gabinete do desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, também gostou das novas funcionalidades. “Aparentemente parece ser inovador, muito moderno e com maior efetividade. No método antigo a gente tinha dificuldade para encontrar o que queria. Por exemplo, eu digitava a palavra ‘Indenização’ e aparecia ‘Indenização do DPVAT’, agora eu consigo excluir a palavra DPVAT”, exemplificou.

O gestor de projetos da TI, Gustavo Piccin, foi quem fez a apresentação do novo modelo de pesquisa. Entre os benefícios do produto aprimorado ele destacou a instantaneidade das respostas, a maior precisão da busca e o refinamento dos resultados, pois há a pesquisa simples e a avançada.

“Antes você só visualizava o acórdão, agora temos diversos novos mecanismos para examinar outros campos da ação judicial, por exemplo, temos a busca no conteúdo da decisão monocrática, no resumo do processo e na pauta temática”, explica.

A tecnologia implantada, chamada Apache Solr, é gratuita, tem alto desempenho, fácil configuração e extensão. É semelhante à utilizada pelo Google, que tem mais opções de conteúdo e filtros avançados. No Portal do Poder Judiciário (www.tjmt.jus.br), no link Serviços, ficará disponível o sistema de procura no formato antigo e o remodelado pelos próximos 15 dias para que o usuário possa comparar, experimentar e se adaptar ao uso da nova ferramenta.

O novo mecanismo levou três meses para ser aprimorado e 20 dias para ser testado e ainda pode passar por ajustes. Foi disponibilizada uma pesquisa de opinião, por meio da qual o cliente pode opinar sobre a evolução do instrumento. “Durante o projeto nos preocupamos com a satisfação do nosso público-alvo, por isso estamos buscando um feedback. Disponibilizamos o novo sistema para análise dos gabinetes e agora ampliamos para avaliação de todos. Basta acessar a pesquisa de opinião no canto superior do novo sistema e o internauta será direcionado a um formulário para ser preenchido”, pontua.
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