Olhar Jurídico

Sábado, 22 de junho de 2024

Notícias | Civil

CALAMIDADE

TJ destinará valores de prestações pecuniárias e promove arrecadação ao Rio Grande do Sul

Foto: Reprodução

TJ destinará valores de prestações pecuniárias e promove arrecadação ao Rio Grande do Sul
Magistradas e magistrados das unidades judiciárias criminais e dos Juizados Especiais Criminais de Mato Grosso estão autorizados a efetuarem repasses de valores depositados como pagamento de prestações pecuniárias e outros benefícios legais à conta da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, em decorrência da situação de calamidade pública decretada. O Poder Judiciário mato-grossense também realiza campanha de arrecadação para ajudar o Estado sulista; veja abaixo como participar. 


Leia mais: 
Desembargadora suspende bloqueio de R$ 35 milhões decretado contra médicos e empresários alvos de operação

 
A medida foi oficializada por meio da Portaria Conjunta TJMT/PRS-CGJ nº 5, assinada pela presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva, e pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva. O documento será publicado no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) desta quarta-feira (07).
 
A iniciativa está em consonância com a Recomendação nº 150 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicada no último dia 02 de maio.
 
Para a transferência dos recursos, deverá ser observado o disposto nos artigos 2º e 3º da Recomendação 150 do CNJ, cabendo aos juízos das unidades criminais procederem à análise, no momento oportuno, das prestações de contas. Além disso, os valores transferidos deverão ser informados à Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT).
 
A conta bancária da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul tem sido amplamente divulgada e qualquer pessoa pode fazer sua doação: Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul, Agência 0100 (Agência Central),Conta Corrente n. 03.458044.0-6, CNPJ n. 14.137.626/0001-59.
 
Campanha de Arrecadação

Outra medida adotada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso para ajudar a população afetada pelas fortes chuvas e inundações causadas por um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul é a campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, água potável, produtos de higiene e limpeza, ração para animais, roupas, calçados, cobertores e itens de cama, mesa e banho.
 
As doações podem ser feitas até às 19h de quinta-feira (09 de maio), pois, na manhã de sexta-feira (10), todo o material arrecadado será encaminhado para o destino. Os pontos de coleta são: Tribunal de Justiça (ambulatório e Divisão de Qualidade de Vida, no anexo), Fórum de Cuiabá (ambulatório), Complexo dos Juizados Especiais de Cuiabá, todos localizados no Centro Político Administrativo, e o Fórum de Várzea Grande (infraestrutura), no bairro Chapéu do Sol.
 
Situação no Rio Grande do Sul 

De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, na manhã desta terça-feira (07), 90 pessoas morreram em razão dos temporais que atingem o estado. Ainda há outros 4 óbitos sendo investigados. O estado registra 132 desaparecidos e 361 feridos. Há 203,8 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 48,1 mil em abrigos e 155,7 mil desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos). O Rio Grande do Sul tem 388 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado ao temporal, com 1,3 milhão pessoas afetadas. 

(Com assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet