Olhar Jurídico

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Criminal

RETOMADA AGITADA

Semana de audiências na Vara Contra o Crime Organizado conta com Riva, Silval e testemunhas

Foto: Reprodução

Semana de audiências na Vara Contra o Crime Organizado conta com Riva, Silval e testemunhas
A primeira semana de audiências da Vara Especializada Contra o Crime Organizado de Cuiabá (7ª  Vara Criminal), da juíza Selma Arruda, contará com a presença de nomes recorrentes às páginas criminais do Olhar Jurídico. No dia 18 de janeiro, serão ouvidas testemunhas referentes aos processos desencadeados pela “Operação Sodoma”, em que figura o ex-governador do Estado, Silval Barbosa. No dia 22, o ex-deputado José Riva, Marcio Bastos Pommot e testemunhas de defesa, em processo desencadeado pela “Operação Ventríloquo”.

Leia mais:
Provas da Operação Sodoma são encaminhadas para novo inquérito e mais uma denúncia contra Silval é aguardada

Na segunda-feira (18) serão ouvidas as testemunhas de defesa: João Batista Rosa (em favor de Silval, Nadaf e Francisco Gomes Filho, ex-procurador do Estado), Filinto Muller (idem) e Frederico Coutinho Muller (em favor de Silval e Francisco Filho). Além deles, serão ouvidos: Cibele de Aguiar Bojikian, Ariadina Araujo da Costa, Geiziane Rodrigues Antelo, Marcos Flávio de Oliveira (em defesa de Karla Cintra, ex-secretária de Nadaf), Narjara de Bairros (em defesa de Francisco Filho), Terezinha de Jesus Souza Coelho (idem) e Florindo José Gonçalves. Já na sexta-feira (22) serão ouvidos: José Riva e Luiz Marcio Bastos Pommot.

Sodoma:

No processo relativo a Operação Sodoma, as investigações versam sobre uma suposta organização criminosa voltada à prática de crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro, por meio de fraudes em incentivos fiscais. Além do ex-governador Silval Barbosa, do ex-secretário de Fazenda Marcel de Cursi e do ex-secretário de Casa Civil, são réus no processo Silvio Cezar Corrêa Araúju, Francisco Andrade de Lima Filho e Karla Cecília de Oliveira Cintra.

Consta da investigação que a antiga Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, Minas e Energia (Sicme), atual Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), teria concedido incentivos fiscais, via Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic), de forma irregular, para algumas empresas. A irregularidade foi confirmada pelo empresário João Batista Rosa, colaborador (inicialmente delator premiado) no caso e dono da Tractor Partes, que entregou irregularmente a quantia de R$ 2,6 milhões para obter incentivo.

Ventríloquo:

A Operação Ventríloquo teve início com a delação premiada do advogado Joaquim Fábio Mielli Camargo, que representava o banco HSBC. Segundo o MPE, o então presidente afastado da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José Riva, teria determinado o pagamento de uma dívida na integralidade de R$ 9,6 milhões, em face ao HSBC, relativa a débitos em atraso da contratação de seguros saúde para os servidores da Casa de Leis, desde que metade do montante fosse desviado para o grupo organizado pelo ex-parlamentar.

Domingues é considerado pelo Ministério Público como o lobista no suposto esquema liderado pelo ex-deputado José Geraldo Riva.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet