Olhar Jurídico

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Criminal

SODOMA

Plantonista se recusa a julgar HC de Nadaf e aguarda desembargador que negou liberdade a Silval

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Plantonista se recusa a julgar HC de Nadaf e aguarda desembargador que negou liberdade a Silval
O desembargador José Zuquim Nogueira, plantonista no último dia 20 de setembro, se negou a julgar habeas corpus rogado pelo ex-secretário Pedro Jamil Nadaf, preso por força de mandado expedido na Operação Sodoma. O jurista preferiu aguardar a volta do expediente normal, para a devida distribuição dos autos, por prevenção, ao desembargador Alberto Ferreira de Souza, responsável por negar um pedido semelhante do ex-governador Silval Barbosa, detido preventivamente no cerne da mesma investigação.


Leia mais:
Advogado pede liberdade de Nadaf e afirma que seu cliente é incapaz de interferir nas investigações

Zuquim considerou que qualquer liminar traria a “possibilidade de causar lesão grave e de difícil reparação” ao caso. Cumprindo decisão do plantonista, nesta terça-feira (22) o recurso foi distribuído para a Segunda Câmara Criminal, sob olhar de Alberto Ferreira. O processo já está concluso para decisão do magistrado.

Nadaf argumenta, em seu HC, que inexistem motivos para a decretação da prisão, baseando-se somente em informações desprovidas de veracidade e provas. Assim, a prisão teria traços de constrangimento ilegal, configurando graves prejuízos à dignidade do paciente.

A prisão preventiva de Pedro Nadaf foi decretada pela magistrada Selma Rosane Arruda, da Sétima Vara Criminal, no dia 15 de setembro. A Operação Sodoma investiga uma organização criminosa composta por agentes públicos que ocuparam cargos do alto escalão do Governo do Estado nos anos de 2013 e 2014, apurando crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

No caso, o empresário Júlio Batista Rosa, dono da Tractor Partes e um dos delatores do suposto esquema, afirmou que entregou irregularmente a quantia de R$ 2,6 milhões para obter incentivo fiscal por meio do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic).

O ex-governador Silval Barbosa e o ex-secretário de Fazenda Marcel de Cursi também permanecem detido.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet