Olhar Jurídico

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Criminal

Deu no Blog do Antero

Em depoimento ao MPE, Eder Moraes aponta esquema e cita governador e secretários

Foto: Reprodução Blog do Antero

Em depoimento ao MPE, Eder Moraes aponta esquema e cita governador e secretários
Em depoimento ao Ministério Público de Mato Grosso, o ex-secretário de Estado de Fazenda, Eder Moraes, afirmou que dívidas de campanhas eram quitadas com intermédio de construtoras, bancos e agiotas em Mato Grosso. As informações são do Blog do Antero que teve acesso ao depoimento de Moraes.

Para o MP, Eder confirmou que ele era a pessoa que dava “a carenagem legal para fazer o desembolso, o requinte legal para isso”. Após as afirmações, Eder protocolou um pedido perante o MPE para anular suas oitivas sob o argumento de ter agido sob forte pressão psicológica. Moraes é alvo de uma gigantesca investigação da Polícia Federal que apura o esquema de lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro e corrupção ativa e passiva.

Ararath: Mais oito serão ouvidos em processo por lavagem de dinheiro; ex-esposa de delator também

“Então eu era sempre procurado pelo grupo, pelo grupo que eu digo era João Virgílio, governador Silval Barbosa, Vilceu Marchetti, Geraldo De Vitto, secretário de Planejamento”, diz trecho de depoimento citado pela reportagem do Blog do Antero.

Ainda segundo o Blog, Eder disse ainda que de todo o dinheiro que era repassado para as construtoras e 50% deveria retornar para o grupo político. O ex-secretário afirmou que as construtoras reclamavam muito sobre o valor.

Conforme o Blog do Antero, no depoimento ele cita “esse número que chegaram era muito puxado porque a procuradoria também queria um pedaço, em torno de 10% e tudo aquilo pra poder aprovar parecer. Foi o que eu ouvi do Rodolfo (Construtora Encomind)”, disse Eder no depoimento. Somente para a construtora Encomind foram pagos R$ 22 milhões utilizando esquemas de factoring e bancos.

O depoimento de 38 páginas traz detalhes ainda de venda de área pública no Centro Político Administrativo, em que integrante da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa estaria envolvido.

O advogado Ulisses Rabaneda, que representa o governador Silval Barbosa, afirmou que o seu cliente não tem conhecimento sobre as acusações feitas por Eder Moraes. “Ele desconhece esse depoimento e por isso não podemos comentar nada a respeito”, disse ao Blog do Antero.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet