Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Civil

Improbo

Ex-presidente da Câmara de Cuiabá tem os direitos políticos suspensos pela Justiça

Ex-presidente da Câmara de Cuiabá tem os direitos políticos suspensos pela Justiça
A juíza Célia Regina Vidotti, da Vara Especializada de Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá, condenou o ex-presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Lutero Ponce de Arruda, e a empresa União de Serviços e Comércio Ltda (Uniserv), a devolver aos cofres públicos R$ 13.225,20, acrescidos de juros. Cada um deverá pagar 50% do valor.

Lutero ainda foi condenado à perda dos direitos políticos pelo prazo de oito anos. A magistrada julgou parcialmente procedente o pedido formulado pelo Ministério Público do Estado, que ingressou com uma ação contra Lutero e a empresa de serviços gerais.

Lutero é acusado de ter usado funcionárias da empresa Uniserv - contratada para prestar serviços gerais para a Câmara Municipal de Cuiabá – para realizar trabalhos particulares na chácara de propriedade de Lutero, que à época era vereador de Cuiabá.

De acordo com os autos, a conduta ilícita praticada pelos requeridos ocorreu durante o período de março de 2007 a fevereiro de 2009. “É visível o prejuízo ao erário municipal, uma vez que Lutero utilizava os serviços das prestadoras como as suas funcionárias particulares fossem, em prejuízo da administração pública”.

Na decisão, a magistrada proibiu ainda Lutero e a empresa de serviços gerais de contratarem com o Poder Público ou receberem benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual sejam sócios majoritários, pelo prazo de cinco anos.

Os dois foram condenados também a pagar multa civil, no valor correspondente a dez vezes a soma da remuneração das três serventes de limpeza contratadas pela Câmara e que prestaram serviços de caráter particular a Lutero.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet