Olhar Jurídico

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Criminal

maquinários

Maggi, Eder, De Vitto e Marchetti devem ser interrogados por Julier nesta terça-feira

Foto: Montagem OJ

Maggi, Eder, De Vitto e Marchetti devem ser interrogados por Julier nesta terça-feira
A primeira audiência de instrução sobre o suposto superfaturamento de R$ 44 milhões na compra de máquinas e caminhões pelo governo do Estado – caso que ficou conhecido como o “escândalo dos maquinários” – acontece nesta terça-feira (10). O processo será julgado pelo juiz federal, Julier Sebastião da Silva, a partir das 14 horas.

Entre os réus que devem ser interrogados pelo magistrado estão o senador Blairo Maggi, e os ex-secretários Éder Moraes, Vilceu Marchetti e Geraldo De Vitto.

Segundo dados da Auditoria Geral do Estado, existiria um superfaturamento da ordem de R$ 44,4 milhões no preço global dos equipamentos adquiridos pelo Estado em relação aos preços praticados no mercado.

Leia mais
Justiça estadual recebe ação penal e torna Marcheti, De Vitto e mais 11, réus do 'escândalo dos maquinários'
STJ diz que não há conflito de competência no escândalo dos maquinários

Os empresários fornecedores o maquinário negam as acusações, alegando que os valores a maior eram em decorrência de exigências como dois anos de garantia, atendimento em todo Mato Grosso e ampliação considerável da produção nacional para atender ao pedido exclusivo do Governo do Estado que comprou a venda de um ano inteiro das fábricas nacionais.

Na ação popular que tramita na Justiça Federal, de acordo com o tramite processual, estão como réus Vilceu Macheti, que na época era secretário de Estado de Infraestrutura; BNDES; o ex-governador e atual senador Blairo Borges Maggi; o ex-secretário de Estado de Administração Geraldo Aparecido De Vitto Junior; o ex-secretário de Estado Eder de Moraes Dias e o Estado de Mato Grosso.

Além disso, também participam do processo a M.Diesel Caminhões e ônibus Ltda.; Iveco Latin America Ltda; Auto Sueco Brasil Concessionária de Veículos Ltda.; Tecnoeste Máquinas e Equipamentos Ltda.; Dymak Maquinas Rodoviárias Ltda; Tork-Sul Comércio de Peças e Máquinas Ltda.; Cotril Máquinas e Equipamentos Ltda.; Banco do Brasil S/A; Rodobens Caminhões Cuiabá S/A; e Extra Caminhões Ltda.

Leia outras notícias do Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet