Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Civil

Denúncias

MPE instaura dois inquéritos para investigar concurso público da Unemat

Foto: Reprodução

MPE instaura dois inquéritos para investigar concurso público da Unemat
O Ministério Público Estadual (MPE) ajuizou dois inquéritos civis contra o concurso público 001/2013 da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), para investigar diversas denúncias de irregularidades para cargos de docentes. Os inquéritos são referentes a direcionamento de banca e critérios de correção. O MPE expediu uma notificação recomendatória para que a instituição se pronuncie sobre as irregularidades constatadas. Desde a sua realização, em 15 de outubro, diversas denúncias chegam diariamente ao âmbito do MPE.

Denúncias de pessoalidade como possível direcionamento da banca corretora motivaram a instauração do inquérito, sendo que um dos exemplos mais claros é a relação entre uma candidata Maria Luiza Troian, que obteve a maior nota para vaga em Juara, e a presidente da banca, professora Jaqueline Pasuch. A irregularidade consiste no fato de que a professora é orientadora da candidata e a Constituição é bem clara quanto aos princípios que devem nortear a administração pública, sendo a impessoalidade, a moralidade e a legalidade.

Leia mais
Justiça determina que professora afastada há 13 anos da Unemat volte ao trabalho

Pasuch que ministra aulas de pedagogia no Campus de Sinop, foi uma das convocadas pela Comissão Especial da Unemat para compor a banca avaliadora para a área de Metodologia de Ensino, para o campus de Juara. Maria Luiza Troian participa do grupo de pesquisa MOPEC da Unemat e é bolsista do PARFOR, dos quais Jaqueline Pasuch é líder e coordenadora, respectivamente.

Maria Luiza Troian alcançou a nota 90 na primeira fase do concurso. Anteriormente, o MPE havia instaurado uma ‘notícia de fato’, um dos procedimentos que antecedem um inquérito, e a Unemat se posicionou de que iria retificar a banca. Contudo, tais irregularidades colocam em cheque a lisura do certame e prejudicaram os demais concorrentes à vaga, pois a nota já foi atribuída.

Em grupo na internet, a orientadora de Maria Luiza Troian, Jaqueline Pasuch postou uma mensagem em 2010, congratulando a aluna por sua dissertação de mestrado. “Querida Malu, compartilhamos com você esta alegria e a parabenizamos pela conquista! Um abraço fraterno e desejo de um Feliz natal! Com carinho, Jaqueline e Leonir”, postou a professora, ficando clara a relação próxima entre ambas.

Outro inquérito civil é referente aos critérios de correção, pois, no edital mencionava um e a banca optou por outro método, e a Unemat não apresentou fundamentação acerca dos recursos impetrados que questionavam a correção das provas. Com relação a este inquérito, a Unemat pode realizar uma nova correção nas áreas que não tiveram fundamentos, como para a vaga de Direito.

O MPE já havia movido um inquérito civil devido ao fato de que a instituição proibiu a entrada do público externo e dos demais candidatos para presenciarem a Prova de Desempenho Didático que foi realizada no dia 15 de novembro, dos aprovados na primeira fase do concurso que aconteceu em 15 de outubro. A Unemat se manifestou acerca da proibição e para garantir a publicidade do certame foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao MPE.

Outro lado

O reitor da Unemat, Adriano Silva, diz desconhecer os dois inquéritos instaurados pelo MPE, e garantiu não ter sido notificado sobre qualquer ação neste sentido. "Temos oito ou nove Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre o concurso público e oito ações de candidatos que conseguiram liminares, e nós estamos atendendo, mas não tenho conhecimento de nenhum inquérito civil", disse.

Já sobre a relação entre Jaqueline Pasuch e Maria Luiza Troian, Adriano Silva explicou que a banca foi retificada, porém, ao ser questionado de que a nota já havia sido atribuída a candidata quanto a alteração de Jaqueline, o reitor apenas disse que "se chegar qualquer ordem judicial para reavaliar a prova de Maria Luiza nós iremos corrigir", alegou.

Leia outras notícias do Olhar Jurídico

Confira a galeria que mostra conversa entre Maria Luiza Troian e Jaqueline Pasuch
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet