Olhar Jurídico

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Geral

em caráter preliminar

Pleno aprova primeira Súmula do Tribunal de Justiça de Mato Grosso

Foto: Reprodução

Pleno aprova primeira Súmula do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
Foi aprovado nesta semana pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT),  a primeira Súmula da Corte, que trata sobre direito coletivo. Agora, magistrados tanto da Primeira, quanto da Segunda já podem usá-la.

De acordo com o texto da súmula, a competência para processar e julgar a execução individual da sentença proferida em ação civil coletiva deve se dar pelo critério da livre distribuição. Sendo assim, o cumprimento da sentença não precisa ocorrer na mesma comarca onde foi proferida a decisão da ação coletiva.

Leia mais
Juíza insiste, relatora nega e conselheira pede vista em procedimento que questiona promoções no TJ-MT
Corregedoria do TJ promove seminário que abordará Direito Registral

A súmula é resultado de um Incidente de Uniformização de Jurisprudência suscitado, em caráter preliminar, pelo desembargador Marcos Machado. A suscitação se deve a divergência existente entre as Turmas de Câmaras Reunidas de Direito Público, acerca da competência para processar o cumprimento de sentença originário de julgamento de ação coletiva.

“O ajuizamento da execução individual somente no juízo em que foi proferida a sentença transitada em julgado, em razão do número indeterminado de beneficiados que pode chegar a milhares de consumidores prejudicados, com certeza congestionará o juízo e inviabilizará a prestação jurisdicional com claro prejuízo à boa administração da Justiça”.

Clique aqui e confira a íntegra da súmula.

Leia outras notícias no Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet