Olhar Jurídico

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Geral

Integrantes de CIPAs participam de treinamento em Cuiabá

Além de palestras, trabalhadores participaram de oficinas sobre organização e funcionamento das CIPAs
Quase 100 trabalhadores estiveram presentes nesta sexta-feira (18) na Escola Judicial do TRT de Mato Grosso participando das programações relacionadas com o 1º Encontro de Representantes de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) do estado.

O evento visou fomenta o debate e fornecer mecanismos específicos para facilitar a atuação dessas comissões, com o objetivo de reduzir o número de acidentes no trabalho. Organizado pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional mato-grossense (Getrin23), até o final do ano serão realizados outros quatro encontros, em municípios pólos do interior do estado.

Além de palestras, a reunião contou com oficinas práticas, organizadas pelo SESI Mato Grosso. A perspectiva foi a de proporcionar aos participantes a possibilidade de visualizar a organização e funcionamento de uma CIPA, unidade esta responsável por relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzi-las ou mesmo eliminá-las.

Na palestra de abertura, ministrada pelo juiz do trabalho e coordenador do Getrin23, Paulo Brescovici, os participantes puderam conhecer um pouco dos números relacionados com a ocorrência de acidentes de trabalho no país.

Segundo os dados, em 2012, no Brasil, aconteceram mais de 711 mil acidentes, sendo que, destes, 2.884 resultaram na morte de trabalhadores. Estes sinistros custaram ao país 71 bilhões de reais, aproximadamente 4% do Produto Interno Bruto.

Conforme salientou o magistrado, a ocorrência de acidentes não pode ser enxergada como uma mera fatalidade. Ao contrário, tais eventos são, na verdade, decorrentes da falta de prevenção, e poderiam ser facilmente evitados caso as normas de segurança fossem rigorosamente cumpridas por patrões e empregados.

No início da tarde, os participantes ainda assistiram a uma palestra motivacional, proferida pelo professor e consultor Marcos Kniess. O palestrante abordou a necessidade dos indivíduos mudarem condutas práticas e mentais no dia-a-dia como forma de propiciar melhores condições de vida e, por consequência, de trabalho.

Próximos encontros

O próximo encontro de cipeiros está marcado para ocorrer dia 1º de novembro, em Primavera do Leste. A seguir, será a vez da região de Tangará da Serra (8 de novembro), seguida por Rondonópolis (22 de novembro) e Sinop (29 de novembro).

Getrin23

O Getrin23 é o Grupo de Trabalho Interinstitucional da 23ª Região da Justiça do Trabalho (com jurisdição em Mato Grosso), vinculado à Rede Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e criado com base na Resolução 96/2012 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Presidido pelo TRT de Mato Grosso, o grupo é formado por órgãos públicos, entidades sociais e empresas e tem como finalidade planejar e executar ações locais contínuas e permanentes voltadas à promoção da saúde do trabalhador, à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança do Trabalho.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet