Olhar Jurídico

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Eleitoral

pleito em Juara

Oscar Bezerra tem candidatura impugnada para eleição suplementar

Foto: Reprodução

Oscar Bezerra tem candidatura impugnada para eleição suplementar
O registro de candidatura de Oscar Bezerra, da coligação “Sempre Por Juara” (PSB, PDT e PTB), foi alvo de duas impugnações, uma do Ministério Público Eleitoral e outra da coligação adversária “Juara é do Povo” (PSD/PRB), que tem como candidato a prefeito Lourival de Souza Rocha.

TRE não conhece consulta que indaga se Oscar Bezerra pode ser candidato

A outra impugnação é com relação ao candidato Valmiro Luiz da Silva (Mirão do Cartório), cuja candidatura foi impugnada pelo Ministério Público Eleitoral, sob o argumento de que ele não se desincompatibilizou de suas funções dentro do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral. O candidato é o titular do cartório do 2º Ofício em Juara.

As duas impugnações são baseadas na Lei Complementar 135, conhecida como Lei da Ficha Limpa e na Resolução 1315 do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, que dispõe que o candidato que deu causa à anulação da eleição não pode concorrer novamente.

O TRE recebeu seis registros de candidaturas para a eleição suplementar à prefeitura de Juara recebeu. A renovação da eleição municipal de Juara acontece no próximo dia 7 de julho, devido à cassação do registro do candidato eleito nas eleições de 2012, Oscar Bezerra, que teve mais de 50% dos votos válidos.

As demais candidaturas não foram alvo de impugnações. Além dos candidatos já citados, foram registradas as seguintes candidaturas:

Coligação “Juara mais Forte” (PPS, PMDB e PV), que será representada por Edson Miguel Piovesan na disputa como prefeito e Fernando Manoel Borba Azoia como vice.

O PT, PR e o DEM não coligaram. O PT registrou Denilson Brito de Almeida como candidato a prefeito e Francisco Otomar Brauner como candidato a vice; o PR apresentou as candidaturas de Valmiro Luiz da Silva (prefeito) e Valdir Leandro Cavichioli (vice); e o DEM apresentou para prefeito, Valdinei Holanda Moraes e vice, Luiz Pereira da Costa.

Os registros das candidaturas ainda não foram julgados pelo juiz eleitoral, Cássio Leite Barros Netto. O prazo para o julgamento dos registros se encerra no dia 28 de junho.

A promotora eleitoral Roberta Cheregati firmou um Termo de Ajustamento de Conduta com os candidatos, onde ficou acordado, entre outros aspectos, que não haverá uso de cavaletes de propaganda eleitoral e carreatas. Além disso, cada candidato poderá utilizar, no máximo, dois carros de som.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet