Olhar Jurídico

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

contas reprovadas

Juca do Guaraná diz estar tranquilo e vai recorrer de decisão do TRE

Foto: Lucas Bólico/OD

Vereador Lídio Barbosa, conhecido como Juca do Guaraná Filho

Vereador Lídio Barbosa, conhecido como Juca do Guaraná Filho

O vereador Juca do Guaraná Filho (PT do B) revelou ao Olhar Jurídico que vai recorrer da decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) que reprovou a prestação de  contas de sua campanha  para vereador nas eleições 2012, em Cuiabá.

Segundo o TRE-MT, a prestação de contas do vereador apresentou diversas irregularidades, como arrecadação de recursos de pessoa jurídica constituída no ano eleitoral, ausência de comprovação da origem de recursos próprios arrecadados e extratos bancários não abarcando todo o período da campanha.

O julgamento feito em 1ª instância desentranhou os documentos apresentados pelo vereador por considerá-los entregues fora do prazo legal e julgou as contas como não prestadas.

Juíza absolve Juca do Guaraná de acusação do MPE de compra de votos
MPE representa contra Juca do Guaraná por compra de voto

No recurso impetrado no TRE-MT, a defesa de Juca do Guaraná solicitou que as contas fossem consideradas como prestadas e após aprovadas. O juiz relator, Francisco Alexandre Ferreira Mendes Neto, deu provimento parcial ao recurso, pois entendeu que algumas irregularidades ainda precisavam ser sanadas.

O advogado do vereador, José Antônio Rosa, afirmou ao Olhar Jurídico que irá recorrer com o argumento de que sobraram apenas três irregularidades e todas já foram esclarecidas.

José Antônio explicou que junto aos autos do processo, “alegamos que o artigo 51 da Resolução nº 23.376 do TRE é inconstitucional, pois não há leis que especifiquem quanto à não prestação de contas”.
Atualizada às 8:37h de 18/05
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet