Olhar Jurídico

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

JUSTIÇA ELEITORAL

Em Mato Grosso, 37 mil podem ter o título de eleitor cancelado

Foto: Reprodução

Em Mato Grosso, 37 mil podem ter o título de eleitor cancelado
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), o último levantamento registrou que 37.710 eleitores não justificaram a ausência nas três últimas eleições. Até a quarta-feira (23) apenas 1.905, dos 39.615 eleitores que possuem pendências compareceram aos cartórios para regularizar o cadastro na Justiça Eleitoral.

Ainda não foram feitos levantamentos sobre a quantidade de pessoas que regularizaram o título até a quinta-feira (25), último dia para fazer a regularização.

Tribunal Superior Eleitoral determina nova eleição para prefeito em Juara

Números divulgados na pela Justiça Eleitoral indicam que 1,3 milhão de eleitores em todo o Brasil podem ter o título cancelado por não justificarem os votos nas últimas três eleições.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas 8,5% dos eleitores faltosos procuraram os cartórios eleitorais para regularizar a situação.

Segundo o TSE, 1,5 milhão de eleitores estavam com a situação pendente, mas apenas 128,9 mil procuraram a Justiça Eleitoral.

O cancelamento de títulos ocorrerá de 10 a 12 de maio e em 14 de maio serão divulgados os números consolidados e os nomes daqueles que deixarão de ter título porque não votaram, não justificaram a ausência nas três últimas eleições e não foram a um cartório eleitoral para regularizar sua situação dentro do prazo.

O cancelamento de título dificulta a retirada de passaporte ou carteira de identidade, o recebimento de salários de função ou emprego público e obtenção de certos tipos de empréstimos e inscrição. Também complica a investidura e nomeação em concurso público e renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet