Olhar Jurídico

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Eleitoral

cidade limpa

Pelo menos 36 candidatos de VG responderão transação penal por chuva de santinhos

Foto: Reprodução

Pelo menos 36 candidatos de VG responderão transação penal por chuva de santinhos
O Ministério Público Eleitoral informou que pelo menos 36 candidatos responderão em transação penal por propaganda eleitoral irregular relativas às eleições 2012 em Várzea Grande.

A constatação veio a partir de um levantamento feito pela 49ª Zona Eleitoral e avaliou de forma individual com a conduta de candidatos mato-grossenses.

Diante da prática conhecida como ‘chuva de santinhos’, o promotor Eleitoral Rodrigo de Araújo explicou o porquê dos candidatos responderem apenas por transação penal: “a transação ocorre antes do oferecimento da denúncia e abrange duas espécies de pena: multa e restritiva de direitos. A primeira é pecuniária e a segunda pode ser prestação de serviços à comunidade, pagamento de cesta básica, entre outras opções”.

Rodrigo de Araújo ainda afirmou à assessoria de imprensa do MP que os procedimentos foram instaurados e agora serão designadas audiências preliminares. “Caso esses candidatos não aceitem a transação penal em juízo serão denunciados pelo crime cometido”, explicou.

Conforme o MPE, antes das eleições, todos os candidatos e partidos políticos foram notificados sobre a campanha 'Cidade Limpa'. No referido documento, foi recomendado que os candidatos não espalhassem materiais de propaganda eleitoral pena de ensejar as medidas judiciais cabíveis, inclusive cassação do mandato.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet