Olhar Jurídico

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Geral

DENÚNCIA

Advogados tentam captar clientes com carro de som em Cuiabá

Foto: Reprodução/OAB

Advogados tentam captar clientes com carro de som em Cuiabá
Denúncias feitas à Ouvidoria da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso dão conta que advogados de outros estados têm usado de publicidade para captar clientes em Cuiabá. Alguns deles recorrem até carros de som e panfletos para divulgação nos bairros. A nova seção da OAB-MT, criada há pouco mais de um mês, já foi acionada para investigar a prática irregular.


Ouvidoria da OAB/MT atuará em conjunto com a da Defensoria Pública
Caixas coletoras da Ouvidoria serão instaladas em órgãos

Entre um dos casos denunciados está o de um escritório de advocacia do Rio Grande do Sul que tem feito propaganda no bairro CPA IV. De acordo com o ouvidor-geral, Geandre Bucair, após investigação da denúncia e colheita de provas sobre o caso, encaminhou sua apuração ao Tribunal de Ética e Disciplina (TED), que já despachou no sentido do escritório se manifestar sobre o ocorrido. “Isso configura captação indevida da clientela e advogado não pode fazer publicidade”.

Segundo ele, o escritório de advocacia convocava reunião para atendimento e contava com auxílio de moradores. O foco eram ações baseadas em reparos e defeitos da construção civil, tais quais problemas de estrutura, construções irregulares, rachaduras e infiltrações, entre outras.

O ouvidor afirmou que além deste caso, tem recebido denúncias tão graves quanto esta, como o exercício ilegal da profissão de bacharéis que estariam atuando como advogados sem possuírem a carteira da OAB. “Quanto à captação de clientes, dependendo do grau que ficar configurado, pode gerar de uma advertência até a exclusão do profissional. Faço um apelo a quem tiver conhecimento de algum caso como este, que denuncie à OAB porque é o cliente que tem que ir até o advogado e não o contrário”. 


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet