Olhar Jurídico

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Eleitoral

Juiz italiano elogia a segurança e a agilidade do sistema eleitoral brasileiro

O funcionamento do sistema eleitoral brasileiro, incluindo o processo eletrônico de votação, foi elogiado pelo magistrado Sabino Cassese, da Corte Constitucional da Itália, durante visita realizada na manhã desta quinta-feira (14) ao Tribunal de Superior Eleitoral (TSE).

O magistrado italiano foi recebido pelo secretário-geral da Presidência do TSE, Carlos Henrique Braga, que fez uma exposição sobre os diversos aspectos do sistema eleitoral brasileiro.

Na ocasião, Sabino Cassese testou a urna eletrônica, simulando uma votação. Segundo o magistrado, o sistema adotado no Brasil é diferente do italiano, que ainda utiliza a cédula em papel. O magistrado avaliou como seguro e ágil o sistema brasileiro.

Carlos Henrique Braga afirmou que o Brasil possui o maior banco de dados eleitoral da América Latina e um estoque de 500 mil urnas eletrônicas para serem utilizadas nas eleições. “É uma honra para a Justiça Eleitoral brasileira receber magistrados estrangeiros interessados em conhecer o nosso sistema eleitoral totalmente informatizado, e poder trocar ideias sobre o sistema eleitoral de cada país”, disse o secretário-geral.

O magistrado Sabino Cassese, que também é escritor e professor de História e Teoria do Estado da Universidade de Pisa, ainda visitou o plenário do TSE e o Museu, onde conheceu um pouco da história da Justiça Eleitoral brasileira.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet