Olhar Jurídico

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Trabalhista

Reunião discute avanços no PJe-JT com advogados de Mato Grosso

Realizar um alinhamento no planejamento de implantação e gestão do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) em Mato Grosso a partir das demandas e apontamentos feitos pelos advogados. Essa foi a proposta da reunião realizada entre o TRT mato-grossense, a OAB/MT e a Associação dos Advogados Trabalhistas do estado (AATRAMAT), ocorrida na manhã desta segunda-feira (18).

O Tribunal ouviu todas as demandas trazidas pelos advogados, destacou as melhorias já implementadas e informou quantos aos próximos passos que serão dados no desenvolvimento do sistema. O TRT de Mato Grosso destacou que dará encaminhamento às demandas ainda não atendidas, resolvendo no próprio Tribunal aquelas que estão sob sua competência e comunicando ao comitê gestor nacional do PJe-JT as demais.

Durante o encontro, o presidente do TRT/MT, desembargador Tarcísio Valente, destacou os avanços que o sistema tem trazido para o judiciário brasileiro e reiterou a importância da compreensão deste momento para o seu pleno êxito. Conforme lembrou, as constantes atualizações implementadas, a última datando de 11 de fevereiro, têm sanado várias inconsistências, tornando o PJe um sistema cada vez mais completo.

O ponto foi também destacado pelo juiz auxiliar da Presidência do TRT/MT, Juliano Girardello. Segundo ele, o Processo Judicial Eletrônico é uma ferramenta em construção e, como tal, é natural que surjam aspectos que precisam ser melhorados ao longo do tempo. “O aperfeiçoamento é contínuo”, lembrou ele, reiterando ainda que o PJe-JT é o maior projeto de judicialização de processos do mundo e que a OAB/MT tem sido parceira neste processo.

Para o presidente da Ordem dos Advogados de Mato Grosso, Maurício Aude, o PJe-JT representa um momento de ruptura, tanto para juízes quanto para advogados e partes. Nesse sentido, salientou, o diálogo se mostra como de suma importância e o TRT/MT tem se mantido aberto às reivindicações. “O PJe-JT é um caminho sem volta, mas a ferramenta precisa ser instalada ouvindo os advogados e nós temos tido essa receptividade”, destacou.

O presidente Tarcísio Valente, por sua vez, reiterou que o TRT de Mato Grosso tem investido na melhoria da infraestrutura da Justiça do Trabalho no estado como forma de viabilizar o funcionamento do sistema. Ele destacou, por exemplo, os avanços nos serviços de internet em cidades onde existem varas do trabalho que beneficiarão toda a comunidade local, tendo em vista a instalação de comunicação por fibra ótica nesses municípios.

Maurício Aude também lembrou que a OAB/MT firmou convênio com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho de Mato Grosso (AMATRA23) e com o próprio TRT/MT por meio do qual tem sido promovidos cursos de capacitação e qualificação de advogados no Processo Judicial Eletrônico. Esses treinamentos têm alcançado o estado inteiro, preparando os profissionais para atuarem no novo modelo de tramitação.

Participaram também do encontro o coordenador de Infraestrutura e Comunicações do TRT/MT, Reginaldo Dupim, a presidente da AATRAMAT, Karla Patrícia, o secretário geral da OAB/MT, Daniel Teixeira, os presidentes das Comissões de Trabalho e de Direito Eletrônico da OAB/MT, Marcos Avallone Pires e Eduardo Manzeppi, respectivamente, além de advogados trabalhistas mato-grossenses.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet