Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Constitucional

REGISTROS PÚBLICOS

Ministra nega recurso de associação contra AL e governo

Foto: Reprodução

Ministra nega recurso de associação contra AL e governo
A ministra Cármen Lúcia Rocha, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento a agravo interposto pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) contra decisão do Tribunal de Justiça (TJ-MT) que inadmitiu recurso extraordinário formulado pela entidade para questionar o indeferimento de ação direta de inconstitucionalidade (Adin) sobre a lei estadual 7.882/ 2002.

A Anoreg-MT pretendia extirpar o artigo da lei que prevê o seguinte: “não se lavrará escritura pública de transferência, a qualquer título, de imóvel, e nem se efetuará o respectivo registro no cartório competente, sem que seja exigida a apresentação de certidões negativa de débitos, relativas a tributos estaduais, expedidas pela secretaria estadual de Fazenda e pela Procuradoria Geral do Estado”.

Em fevereiro de 2012, o desembargador Luiz Carlos da Costa declarou extinta a Adin contra a Assembleia Legislativa e contra o governo estadual. Ele entendeu que compete ao STF processar e julgar esse tipo de processo em relação a leis e atos normativos estaduais quando incompatíveis com a Constituição Federal.

“Conforme afirmado na decisão agravada, o recurso extraordinário é deserto, pois a agravante (Anoreg) não comprovou o pagamento do porte de remessa e retorno dos autos no momento da interposição do recurso. (...) A agravante se limitou a afirmar que ‘a lei ordinária estadual debatida repercute de forma geral sobre todos os notários e registradores de Mato Grosso, ressaindo a existência de questões relevantes do ponto de vista econômico e jurídico’. Não basta afirmar que o tema tem repercussão geral, sendo ônus exclusivo da parte recorrente demonstrar, com argumentos substanciais, haver na espécie relevância econômica, política, social ou jurídica”, escreveu Cármen Lúcia.

A lei é de autoria do poder Executivo estadual. No TJ-MT, a associação apontou incompetência da chefia do Executivo estadual para iniciar o processo legislativo sobre a matéria. Mas o tribunal entendeu que está em discussão a incompetência do estado de Mato Grosso de legislar sobre registros públicos. A decisão da ministra do Supremo foi proferida em 17  de dezembro último.

A lei 7.882/ 2002 alterou a lei que criou o Fundo de Transporte e Habitação e foi assinada pelo então governador Rogério Salles. Ainda conforme o artigo questionado, "fica vedado à Junta Comercial do Estado efetuar registro de alteração contratual que implique transferência da titularidade de quotas ou ações, sem apresentação das certidões negativas de débitos".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet