Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Criminal

guangues do planalto

Acusados de homicídio vão a júri popular nesta quinta

Foto: Reprodução

Acusados de homicídio vão a júri popular nesta quinta
Começou há pouco no Plenário do Júri do Fórum de Cuiabá, o julgamento de três acusados de homicídio e de atentar contra vida de uma pessoa, durante uma briga de gangues ocorrida em 24 de janeiro de 2010, no Bairro Planalto. Hilton Freitas da Silva (Hiltinho), Augusto Cesar Siqueira dos Santos (Sampa), Rhobyson dos Santos Belém e Júnior Farias de Almeida (Jucão), mediante disparo de arma de fogo, mataram Benedito Henrique Ferreira e atentaram contra a vida de Daniel de Morais Silva. Eles estão sendo submetidos a júri popular.

Advogado vai a júri popular por participação em morte de ex-esposa


O corregedor e secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB/MT), Ulisses Rabaneda, e o advogados Jorge Godoy e André Stump, foram designados pelo juiz do caso como ‘defensores dativos’ dos réus. O termo ‘dativo’ é utilizado para designar defensor (advogado) nomeado pelo juiz para fazer a defesa de um réu em processo criminal ou de um requerido em processo civil, quando a pessoa não tem condições de contratar ou constituir um defensor.

O defensor dativo também pode ser denominado defensor “ad hoc” (de momento). É utilizado normalmente quando na comarca onde tramita o processo não há defensores públicos ou não há em número suficiente para a demanda.

Consta da denúncia que os disparos foram feitos por Hiltinho e Sampa, que utilizaram um revolver e uma pistola cromada. De acordo com o processo, o crime se baseou em rixas existentes há longa data entre as vítimas e os acusados, os quais integravam gangues distintas conhecida como a “turma de baixo” (supostamente integrada pelos acusados) e a “turma de cima” (provavelmente composta pelas vítimas). A relação entre os dois grupos era marcada por brigas e violência, tendo sido registrado acusações e atentados recíprocos.

Na ocasião do crime, constatou-se que os denunciados foram até a casa da vítima Benedito Ferreira, onde também se encontrava Daniel Silva. Rhobyson estava em uma motocicleta dando cobertura a um Fiat Uno no qual estavam Hiltinho, Sampa e Júnior (motorista). Imbuídos de sentimento de vingança, motivo torpe, os integrantes do carro pararam em frente à casa, onde desceram Hiltinho e Sampa, cumprimentando as vítimas e, de surpresa, começaram a desferir vários tiros contra os ofendidos, os quais ficaram impossibilitados de se defender.

A vítima Daniel Silva, mesmo lesionada pelos projéteis de armas de fogo, conseguiu correr para os fundos da casa, mas Benedito Ferreira não conseguiu fugir porque estava com a perna direita engessada, em razão de fratura proveniente de disparo de arma de fogo. As vítimas foram socorridas no local e momentos depois do ocorrido, o denunciado Rhobyson passou conduzindo a motocicleta em frente ao local do delito, para certificar se haviam ou não alcançado êxito nas práticas criminosas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet