Olhar Jurídico

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Geral

TJMT recebe a recomendação para ISO 9001:2008

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso recebeu a recomendação para o Certificado ISO 9001:2008 . A certificação será conferida em virtude da implantação de um sistema de gerenciamento da qualidade dos serviços da área administrativa do TJMT, que refletirá indiretamente na prestação jurisdicional. De acordo com o auditor líder da empresa certificadora SGS do Brasil, Justino José do Nascimento Júnior, a Instituição alcançou 100% de conformidade nos processos implantados. Resultado alcançado em média por apenas 20% das organizações que recebem a certificação.

“É um resultado fantástico e foi alcançado com muito empenho e comprometimento de toda a equipe responsável. A nova ferramenta significa um marco, portanto um momento muito importante do Poder Judiciário de Mato Grosso”, exaltou o presidente do TJMT, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, que deu destaque à conquista que beneficiará toda a sociedade mato-grossense. Entre as verificações houve a observação do comprometimento da alta gestão com o sistema de gestão de qualidade, também aprovado pela auditoria.

Receberam a recomendação para a certificação os seguintes processos: planejamento estratégico e orçamentário, gerenciamento do portfólio de projetos, estudos estatísticos, seleção e capacitação dos servidores, execução orçamentária e financeira, aquisições e contratações, controles internos e eficácia da infraestrutura. Clique aqui e confira a declaração emitida em favor do TJMT, que teve seu Sistema de Gestão auditado e recomendado para a certificação.

Segundo o auditor Justino José do Nascimento Júnior, a SGS do Brasil é a empresa que mais emite certificados no mundo em sistema de gestão. “A empresa verificou os requisitos implementados pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso e evidenciou se o conjunto funciona de fato, justificando assim a indicação. Os componentes de exigência seguem padrões mundiais e a certificação tem esse mesmo reconhecimento. O fato de o TJMT ter recebido a indicação de forma Sem Não Conformidades significa grande feito, pois apenas duas em cada dez empresas são certificadas desta maneira”, pontuou o auditor, que permaneceu durante toda esta semana na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em Cuiabá, efetuando as verificações.

Ele também indicou o Sistema de Controle do TJMT como um dos grandes destaques do Poder Judiciário de Mato Grosso na conquista da ferramenta. “Percebi um sistema criado não apenas para constar, mas para permanência e resultados”, disse Justino do Nascimento Júnior, que ainda salientou que a auditoria foi realizada de forma completa: Pré-Auditoria, Auditoria de Estágio I, de verificação documental, e Auditoria de Estágio II, pelas conformidades do sistema.

A coordenadora de Planejamento do TJMT, Vivian Danielle de Arruda, que conduziu o processo pela certificação, explicou que a ISO 9001 representa mais uma ferramenta de gestão. “Na prática teremos procedimentos de rotina, acompanhamento de indicadores que auxiliarão no estabelecimento de controle e uso de procedimentos em busca da qualidade e celeridade dos serviços oferecidos pela área meio à área finalística, responsável pela prestação jurisdicional”, indicou a gestora.

O consultor Renato Bottini, que auxiliou no processo de implantação do sistema de gestão da qualidade para a certificação desde o início do ano passado, destacou a importância da continuidade dos trabalhos. “A certificação exigiu análise de muitos documentos e a implantação de rotinas. Nesses três anos de validade do certificado o Tribunal continuará sendo avaliado por auditorias (2014 e 2015), o que indica e reforça que terá que continuar aprimorando os sistemas já implantados. Os ganhos à sociedade serão maiores”, assinalou o consultor, que se disse muito feliz pela conquista do TJMT, sem ressalvas por parte da certificadora, que apenas indicou algumas possíveis melhorias no sistema já implantado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet