Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Criminal

ESCRITÓRIO DO CRIME

Justiça nega liberdade a advogado apontado como "braço jurídico" de facção criminosa

Foto: Reprodução/Polícia Civil

Justiça nega liberdade a advogado apontado como
O desembargador Hélio Nishiyama, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) negou nesta quinta-feira (14) um pedido de liberdade feito pela defesa do advogado Tallis de Lara Evangelisa, preso na última terça-feira (12), em Cuiabá, suspeito de atuar como o “braço jurídico” de uma facção criminosa que atua no Estado de Mato Grosso. 

Leia também
Juíza nega liminares a despejados do Contorno Leste e aponta direito de construtora para demolição de casas


Segundo as investigações da Polícia Civil, Tallis e outros 3 advogados passavam, por exemplo, informações da atuação em tempo real da polícia para criminosos. 

A defesa de Telles apresentou um pedido de habeas corpus justificando a ausência de fundamentação na decisão da prisão e afirmando que nada de ilícito foi encontrado com o homem. 

Diz ainda que a prisão foi decretada somente pelo fato do paciente prestar “serviços advocatícios, acompanhada de conjecturas não demonstráveis nos autos” e diz que a decisão da prisão não revelou nenhum elemento concreto que demonstrasse que o seu cliente rompe com a normalidade do exercício profissional.

Na decisão, o desembargador diz que a decisão que determinou a prisão de Tallis se baseia na premissa de que o ele atuou além dos limites legítimos da advocacia, pois, em tese, teria prestado auxílio criminoso ao Comando Vermelho. E destaca que as condições pessoais do advogado não vislumbram a necessidade da liberdade provisória.

“Neste cenário, sem conclusão meritória, não vislumbro, neste momento de cognição sumária, a presença de pressuposto autorizativo à concessão da tutela de urgência vindicada. Portanto, indefiro a medida liminar postulada”, decidiu o desembargador. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet