Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Marco Aurélio

Desembargador mantém OAB fora de processo contra promotor acusado por vazamento de interceptações

Foto: TJMT

Desembargador mantém OAB fora de processo contra promotor acusado por vazamento de interceptações
O desembargador Rubens de Oliveira, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), rejeito no dia 14 de dezembro pedido de reconsideração e manteve decisão que retirou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) da condição de assistente de acusação em processo que julga o promotor de Justiça Marco Aurélio de Castro.

Leia também 
Desembargador retira participação da OAB em ação contra promotor acusado de vazar interceptações

 
A OAB sustentou que “possui ampla legitimidade para atuar na defesa da ordem jurídica, do Estado Democrático de Direito e de todos os advogados integrantes dos seus quadros”, de modo que o seu papel institucional “não pode e não deve ficar atrelado somente aos assuntos atinentes à advocacia e ao exercício profissional do advogado”.
 
Segundo o desembargador, porém,  por razões de segurança jurídica e no estrito respeito ao devido processo legal, não se deve admitir a intervenção da OAB em processos penais em que se discutem interesses puramente individuais, devendo a sua atuação ser reservada às ações ou recursos de efeitos difusos.
 
“Por estas razões, com total deferência ao papel institucional da Ordem dos Advogados do Brasil, indefiro o pedido de reconsideração”, decidiu Rubens de Oliveira.
 
O caso

Então coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), Marco Aurélio de Castro teria repassado a terceiros áudios captados em interceptação de comunicações telefônicas à qual teve acesso em razão do cargo que ocupava. 

Na ocasião da Operação Ouro de Tolo, contra a ex-primeira-dama Roseli Barbosa, o desembargador Marcos Machado teve conduta questionada após divulgação de uma escuta telefônica com Silval Barbosa.
 
Os áudios obtidos junto ao Ministério Público foram expostos pela TV Centro América. A reportagem veiculou um diálogo suspeito entre as partes, gerando especulações sobre possível favorecimento.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet