Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Criminal

mensalão

Pedro Henry acusa Barbosa de ‘baita sensacionalismo’ no STF

Foto: Reprodução / Assessoria

Pedro Henry acusa Barbosa de ‘baita sensacionalismo’ no STF
O deputado federal Pedro Henry (PP-MT) critica sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como ato de “baita sensacionalismo” e de “jogar para torcida” feita pelo relator da ação penal 470 do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, em entrevista à Folha de São Paulo. Ele avalia a ação como um “julgamento de exceção”.

O deputado mato-grossense foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro na ação do mensalão. Sua fala foi feita no contexto sobre a entrega dos passaportes exigidos por Barbosa aos 25 que tiveram pena definida pela corte brasileira. Henry demorou a entregar o documento, e quando o fez nesta semana, encaminhou para o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS).

“Tem deputado que está em fase recursal. Espera acabar o julgamento, o transitado em julgado. Acho um baita sensacionalismo, [Barbosa] está jogando para a torcida”, quebrou o silêncio Henry na edição desta quinta-feira da Folha de S. Paulo.

Mensalão: siga minuto a minuto definição de penas para membros do núcleo financeiro

Na entrevista ao jornal paulista, o parlamentar informa não ter sido notificado e só soube da necessidade de entregar o passaporte pela imprensa. Foi quando ele resolveu encaminhar o documento para a instituição que representa. Henry critica ainda o fato de o STF não ter feito procedimento de requerer passaporte de outros congressistas condenados em ações passadas.

Como no caso de Natan Donadon (PMDB-RO), condenado em 2010 a 13 anos pela corte por formação de quadrilha e peculato quando era diretor financeiro da Assembleia Legislativa. Há embargo, informa a Folha, contra a decisão em tramitação, ou seja, o processo ainda não foi transitado em julgado.

A assessoria jurídica da Câmara dos Deputados deve emitir parecer nesta sexta-feira sobre a validade do passaporte de Henry ser encaminhado ou não para o Supremo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet