Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Geral

Juíza tem como meta reduzir estoque de processos

A juíza de Direito Helícia Vitti Lourenço assumiu a Terceira Vara da Comarca de Barra do Bugres (168km a médio norte de Cuiabá) em 16 de junho estabelecendo como meta a redução do estoque de cerca de sete mil processos em trâmite atualmente. Assim que foi designada, instalou uma correição na vara, para conhecer todos os processos existentes. A magistrada afirmou que fará de tudo para sentenciar esses processos o mais rapidamente possível.

De acordo com a magistrada, esse trabalho será realizado sem prejuízo às medidas consideradas urgentes, como ações que envolvem réus presos e ações da Vara de Família, sobre alimentos e guarda, assim como das petições iniciais que estão entrando agora. “Preciso saber se, de fato, tenho fisicamente esses sete mil processos”, observou.

Vinda da Comarca de Guiratinga (328km a sul de Cuiabá), onde permaneceu um ano e meio, a magistrada contou sobre a ótima impressão que teve da sociedade de Barra do Bugres, que considerou simpática e hospitaleira. Embora na Comarca de Vara Única de Guiratinga exercesse todas as funções (cível, criminal, diretora do foro e corregedora), a magistrada se surpreendeu com o número de processos que deverá sentenciar, o dobro do que tinha na comarca anterior, em média 3,5 mil.

Em Barra do Bugres a juíza Helícia Vitti Lourenço atua ao lado de outras duas magistradas: Joseane Carla Ribeiro Viana Quinto, que é diretora do foro da comarca, e Leilamar Aparecida Rodrigues, que está de férias. A magistrada destacou a relevância de serem três mulheres as responsáveis pela comarca e avaliou que as mulheres já conquistaram muito, mas ainda existe preconceito, principalmente na iniciativa privada. “Em muitas empresas, mulheres ocupam os mesmos cargos dos homens, mas ganham menos”, observou.

A Terceira Vara de Feitos Gerais tem competência privativa para execução criminal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet