Olhar Jurídico

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Criminal

Presidente reafirma que pagou propina a ex-diretores da Petrobras

O empresário Augusto Mendonça Neto, executivo da empresa Setal, investigada pela Operação Lava Jato, confirmou à CPI da Petrobras que pagou propina para os ex-diretores da estatal Paulo Roberto Costa e Renato Duque. Ele já havia feito essa acusação em depoimento à Justiça Federal em processo de delação premiada.

Mendonça disse que começou a pagar propina depois de ter sido procurado pelo ex-deputado José Janene. “Ele me procurou exigindo o pagamento de comissão relacionada à Diretoria de Abastecimento”, disse, se referindo à diretoria ocupada por Paulo Roberto Costa.

Ele mencionou ainda o ex-gerente de Tecnologia Pedro Barusco, que trabalhava em parceria com Renato Duque na Diretoria de serviços.

Barusco e Costa também fizeram acordo de delação premiada e admitiram o recebimento de propina.

Mendonça, no entanto, defendeu os procedimentos internos da Petrobras. Ao responder pergunta do relator da CPI, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), a respeito da lisura dos procedimentos internos da estatal, o empresário afirmou que, durante todos os anos em que se relacionou com a Petrobras, só soube de corrupção e pedido de propina por parte de Costa, Duque e Barusco.

“Estamos assistindo hoje a Petrobras ser massacrada pela mídia e pela opinião pública, como se fosse uma companhia de segunda categoria, repleta de corruptos. Mas é exatamente o inverso. O único contato que tive com corrupção foi com essas pessoas, nesse período. Antes disso nunca soube de nada”, afirmou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet