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Quinta-feira, 02 de maio de 2024

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Sistema CIA começa a funcionar no Fórum de Cuiabá

O sistema de Controle de Informações Administrativas (CIA) começou a ser implantado nesta segunda-feira (10 de setembro) no Fórum Desembargador José Vidal, em Cuiabá, onde cerca de 600 funcionários terão acesso. A implantação do novo sistema, desenvolvido pela equipe da Coordenadoria de Tecnologia de Informação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, faz parte do processo de modernização, expansão e integração das comarcas e TJMT.

O gerente de projetos de TI, Odilon Rauen Júnior, explica que inicialmente o CIA será implantado na comarca de Cuiabá, começando pelo Fórum da Capital, e na sequência contemplará o Fórum de Várzea Grande. Aponta que a iniciativa promove a integração entre os órgãos, permitindo ainda aos servidores o protocolo virtual da demanda administrativa, acompanhamento do andamento processual, economia de papel, entre outros benefícios. Destaca que a integração é um marco para o Fórum e TJ.

Conforme a gestora geral do Fórum da Capital, Sheila Modesto, era grande a expectativa dos servidores sobre o funcionamento do CIA. “O treinamento entusiasmou os funcionários, que aguardam uma ferramenta mais dinâmica há bastante tempo. O sistema vem para definir melhor os fluxos realizados pelos servidores e magistrados, que terão a possibilidade de fazer pedidos administrativos, acompanhar os processos, saber como estão os encaminhamentos. Tudo isso é muito positivo, especialmente em relação à integração entre o Fórum e o TJ, que é bastante importante. Precisávamos desse contato”.

Para a auxiliar judiciária do setor de Expedientes e Procedimentos do Fórum, Laura Ferreira de Souza, a implantação do CIA eliminará uma parte do serviço realizado na área. Uma vez que os servidores terão a oportunidade de realizar os expedientes diretamente do sistema, sem a necessidade de protocolo no setor de Expedientes e Procedimentos, que passa a se dedicar mais à demanda externa. “O Protocolo da Diretoria, existente no nosso setor, recebe vários procedimentos e o CIA vai permitir a diminuição da demanda interna. Ofícios encaminhados com pedidos de informações para o TJMT, por exemplo, deixam de vir para cá e seguem diretamente para o setor”.

Como forma de facilitar o trabalho dos servidores do Fórum, a equipe da TI do TJMT realizou treinamentos na Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva para 25% dos funcionários da instituição. Novas turmas serão formadas para ampliar o número de pessoas capacitadas.

No TJMT a implantação do CIA ocorreu em abril deste ano e o sistema já foi utilizado para a criação de mais de 20 mil documentos. Todos os processos administrativos que aportaram na instituição a partir de então deixaram de ser físicos e passaram a ser confeccionados diretamente por meio eletrônico.
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