Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Criminal

economia de R$ 30 mil

40 presos de Várzea Grande passam a usar tornozeleiras eletrônicas

Foto: Secom-MT

Estimativa é de que em 20 segundos Central constate localização de detento que tente romper lacre de aparelho

Estimativa é de que em 20 segundos Central constate localização de detento que tente romper lacre de aparelho

Quarenta detentos da Comarca de Várzea Grande recebem na data de hoje (25) as tornozeleiras eletrônicas a partir das 14h, no plenário do júri, no Fórum da cidade. A ação será coordenada pelo juiz Abel Balbino Guimarães, em substituição legal na 5ª Vara Criminal. A estimativa é de que com emprego das tornozeleiras a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) faça uma economia de cerca de R$ 30 mil.

Leia Mais
Henry e maior falsário do Brasil 'estreiam' com 600 presos tornozeleiras eletrônicas


Segundo assessoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, com emprego do novo instrumento de monitoramento foi rescindido o contrato de aluguel das duas casas do albergado de Várzea Grande, masculina (antigo Hospital São Luiz) e feminina (Centro), que abrigavam 46 presos no regime semiaberto. Economia para o Estado de mais de 30 mil reais por mês.

Além de economizar, o Estado terá maior controle dos recuperandos, já que o monitoramento é realizado 24 horas por dia. No último dia 12 de setembro seis mulheres do regime semiaberto receberam o equipamento. Até o momento nenhum problema foi registrado.

No total, o Estado contratou o aluguel de cinco mil tornozeleiras e outras 300 foram disponibilizadas sem custos. Os aparelhos são monitorados por meio de uma central instalada junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado, que consegue detectar o paradeiro do detento em um prazo de 20 segundos após constatada tentativa de rompimento do aparelho.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet