Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Criminal

EDITAR - Jecrim atende mais 50 dependentes

Cerca de 50 dependentes químicos várzea-grandenses e seus familiares foram atendidos nesta quarta-feira (17 de setembro) pelo Programa Justiça em Estações Terapêuticas e Preventivas. Esta foi a 8ª audiência coletiva e individual do projeto que visa restaurar a saúde física, psíquica e relacional dessas pessoas em vulnerabilidades sociais.

O programa é desenvolvido desde abril pelo Juizado Especial Criminal de Várzea Grande (Jecrim) em parceria com o Centro Universitário Univag e a Prefeitura. Até hoje já foram feitos 1 mil atendimentos à comunidade e a dependentes que respondem a processos.

Em todos os eventos, os dependentes e seus familiares são recebidos de forma acolhedora, com um café da manhã especialmente preparado para eles. Em seguida, a autora do programa, juíza Amini Haddad Campos, realiza a audiência coletiva com a participação do promotor de Justiça Antônio Alexandre e de representante da coordenação do Univag.

Hoje a palestra inicial foi ministrada pela psicóloga Marcela Oliveira Bosaipo. Ela falou sobre os sintomas e as conseqüências das drogas. Em seguida, os familiares foram atendidos em uma audiência individual, para direcionamento de suas necessidades. "Toda assistência restaurativa será procedida, almejando impacto libertador da dependência e vulnerabilidade familiar decorrente”, afirma a magistrada Amini Haddad.

Nesta primeira etapa o projeto busca identificar os fatos e circunstâncias que fazem as pessoas se manterem na dependência. Depois os dependentes e suas famílias são encaminhados para o tratamento com psicólogos, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos entre outras especialidades. O tratamento visa restaurar a dignidade dessas pessoas e impedir que a dependência atinja outros membros da família.

Segundo a juíza Amini, o projeto faz tudo o que for necessário, até mesmo tratamento dentário, para que a pessoa recupere a auto-estima, arrume um emprego e consiga se reinserir na vida em sociedade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet