Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Criminal

2,5 MIL PRESOS

Economia de 90%: Tornozeleira eletrônica mudará panorama prisional de Mato Grosso

Foto: Patrícia Neves / OD

Economia de 90%: Tornozeleira eletrônica mudará panorama prisional de Mato Grosso
A Vara de Execuções Penais da Comarca de Cuiabá registrou que 683 recuperandos do Sistema Prisional da Capital já se comprometeram a utilizar as tornozeleiras eletrônicas, após a intimação. Eles participaram de audiências admonitórias realizadas desde dezembro do ano passado. Na próxima terça-feira (9), às 14h, no Tribunal Militar, no Fórum de Cuiabá, o segundo grupo de recuperandos receberá o dispositivo. O equipamento facilita a ressocialização, economizando aos cofres públicos cerca de 90% do gasto para a manutenção do preso no sistema e ainda assegura a vigilância em período integral.  

Leia mais 
Supremo acolhe denúncia contra Jaime Campos por peculato; Gilmar Mendes divergiu


Presos provisórios, condenados em Regime Semiaberto e reeducandos que cumprem pena em Regime Fechado, mas desenvolvam trabalhos extramuros, podem utilizar o dispositivo. Pouco mais de 2 mil pessoas na Capital teriam condições de uso do equipamento. Em caso de rompimento da tornozeleira ou da invasão de espaço, o sistema leva no máximo 20 segundo para acusar, dando a posição exata do usuário, possibilitando assim a ação imediata da polícia.

Como já demostrado pelo Olhar Direto, até o final do ano, cerca de 2,5 mil presos de Cuiabá estarão usando tornozeleiras para monitoramento eletrônico. Na tarde desta quarta-feira (3) os primeiros 16 deles, incluindo Marcelo Nascimento da Rocha, conhecido como um dos maiores golpistas do Brasil, tiveram os aparelhos instalados durante uma audiência presidida pelo juiz da 2ª Vara Criminal de Cuiabá, Geraldo Fidélis, no Fórum de Cuiabá.

Durante a audiência, Marcelo Nascimento, que teve suas façanhas criminosas apresentadas pelo filme VIP, afirmou que é um novo homem. Após várias prisões e nove fugas, ele afirmou que desde que deixou o sistema prisional em março deste ano (onde cumpria condenação de 5 anos e 9 meses), sobrevive com o dinheiro que arrecada de palestras. "Estive preso em vários lugares e estou ressocializado”. Ele ainda afirmou que já assinou contrato com a mesma produtora do primeiro filme para um novo roteiro já para o próximo ano. “O primeiro filme fugiu muito a minha história”.

O ex-deputado federal Pedro Henry é um nome cotado para receber o aparelho, ainda duratente este mês de setembro.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet