Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Eleições 2014

Campanha do TRE tem adesão de 4,6 mil voluntários para trabalhar como mesários em MT

Foto: Reprodução/Ilustração

Campanha do TRE tem adesão de 4,6 mil voluntários para trabalhar como mesários em MT
A Campanha Mesário Voluntário – Eleições/2014 realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso já conseguiu a adesão de 4.687 pessoas no Estado – até esta terça-feira (12) - para prestar serviços a Justiça Eleitoral durante o pleito que será realizado este ano. O objetivo do programa é captar cidadãos para atuarem como parceiros do órgão durante este período.

Veja mais:
Mais de 50% dos votos nulos não podem extinguir um pleito; entenda
Justiça Eleitoral nega registro de candidatura ao Senado pela coligação Mobilizar e Humanizar

De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral da 54ª Zona Eleitoral de Cuiabá, Oseny Vicente da Silva, considera a campanha indispensável para o processo eleitoras: “Sem os mesários não existe eleição. E os voluntários são essenciais já que querem estar ali, participando dessa grande festa que é a democracia. Muita gente tem ligado aqui querendo ser voluntário. É muito bom e tem vantagens”.

A campanha ‘Mesário Voluntário’ completa dez anos em 2014 – teve início em 2004. Com ela, a Justiça Eleitoral pretende incentivar o eleitor a se voluntariar e exercer a cidadania no dia da eleição. Até a última segunda-feira (11) Cuiabá e Várzea Grande foram as duas cidades de Mato Grosso com o maior número de inscritos - 1154 e 344 inscritos, respectivamente.

“Muita gente não quer ser voluntária, mas eu acredito que será muito bom ter essa experiência. Não é só para quem é especialista em alguma coisa que pode participar. Muito pelo contrário, todos podem contribuir e o que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil”, disse Nayara Cristina Mendes, 21, que se inscreveu na campanha.

Não podem ser mesários

Não podem ser mesários os menores de 18 anos; os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau e também o cônjuge; os membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva; as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo e os que pertencerem ao quadro da Justiça Eleitoral.

Benefícios, dispensas e penalidades

Além de participar diretamente do processo eleitoral, os mesários conseguem outras vantagens. O serviço prestado não tem remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação e dois dias de folga, seja no serviço público ou privado, para cada dia trabalhado. Em alguns concursos, também é utilizado como critério de desempate. Aos universitários das instituições parceiras, há o reconhecimento como atividade extracurricular a prestação de serviços à Justiça Eleitoral nas eleições. Para se cadastrar clique AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet