Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Eleições 2014

Eleitor que estiver fora de sua cidade tem até hoje para pedir segunda via do título

Foto: Reprodução/Ilustração

Eleitor que estiver fora de sua cidade tem até hoje para pedir segunda via do título
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que os eleitores que não estão em seu domicílio eleitoral, terão até esta quarta-feira (06) para pedir a segunda via do título de eleitor. Para tal, o cidadão deve apresentar a carteira de identidade (RG), em qualquer cartório eleitoral.

Veja mais:
Termina quarta-feira prazo para substituir candidato com registro indeferido pela justiça eleitoral
TRE decide somente na quinta se valida ou não candidatura de Muvuca ao governo de MT

Ainda é possível que o eleitor escolha se irá receber o documento na cidade onde fez a requisição do documento, ou no município de cadastro. O tribunal explica ainda que nenhuma alteração no cadastro pode ser feita, como por exemplo, mudança do domicílio eleitoral.

Nestas eleições está previsto que mais de 15% dos eleitores utilizem o sistema de biometria para votar. Porém na capital mato-grossense o sistema ainda não foi implantando e deve ficar para o próximo pleito, daqui a dois anos. Recentemente o TSE realizou a revisão biométrica em 15 capitais brasileiras - Rio Branco (AC), Maceió (AL), Macapá (AP), Brasília (DF), Goiânia (GO), São Luís (MA), João Pessoa (PB), Recife (PE), Teresina (PI), Curitiba (PR), Natal (RN), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Aracaju (SE) e Palmas (TO).

Vale lembrar que segundo levantamento do próprio TSE, o número de eleitores aumentou em torno de 5%, desde o último pleito, em 2010. Na região norte do país, o aumento registrado foi de 8,2% do total. Já no exterior, o acréscimo foi de 76,75%. O primeiro turno está marcado para acontecer no dia 05 de outubro (domingo).

Nesta quarta-feira também termina o prazo para nomeação dos membros das mesas receptoras e dos membros das Juntas Eleitorais para o primeiro e eventual segundo turnos de votação. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão terá início no dia 19 de agosto (terça-feira).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet