Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Escola Judiciária Eleitoral de MT participa da II Reunião do Codeje

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso, Samuel Franco Dalia Junior e a secretária da Escola, Janis Eyer Nakahati, participaram da III Reunião do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE) que aconteceu no Rio Grande do Sul. O encontro teve como objetivo promover o debate sobre as diversas realidades e problemas enfrentados pelas EJEs em todo o país, bem como compartilhar projetos inovadores e experiências bem sucedidas na capacitação de servidores, magistrados e demais cidadãos que atuam na área eleitoral.

Foram dois dias de evento (3 e 4/04) que contou com representantes das Escolas Judiciárias Eleitorais de todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país.

O evento teve a participação do Doutor Djalma Pinto que ao discorrer sobre “Pesquisas Eleitorais e Manipulação do Eleitorado” afirmou que não se pode confiar totalmente nas pesquisas, porque a compra de votos ainda é muito comum no Brasil, apesar dos esforços da Justiça Eleitoral para coibir essa prática. “É claro que as pesquisas podem alterar os rumos das eleições, temos alguns exemplos de candidatos que saíram fortemente prejudicados por causa da divulgação desses levantamentos".

A reunião contou, ainda, com a palestra do Doutor Ingo Wolfgang Sarlet sobre “Experiência em Coordenação de Cursos”.

De acordo com o diretor da EJE de Mato Grosso, durante a reunião do CODEJE é que os participantes trocam experiências positivas, discutem os problemas enfrentados pelas escolas judiciárias e buscam soluções. “Também é no decorrer da reunião que juntamos forças para reivindicar perante o TSE melhorias estruturais para as EJEs”.

CODEJE

O CODEJE foi criado em julho de 2013 em Recife e tem como missão institucional fortalecer as EJEs, por meio de diversas ações, entre elas: elencar e orientar as demandas; debater os problemas enfrentados; compartilhar experiências e manter a comunicação permanente. Também é função do Colégio representar as EJEs perante o Tribunal Superior Eleitoral.


EJEs

Atualmente, todos os Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil possuem uma Escola Judiciária Eleitoral (EJE) que tem como objetivo promover o conhecimento em Direito Eleitoral por meio de cursos de pós-graduação, cursos de extensão, ciclos de estudos, seminários para magistrados, servidores e promotores da justiça eleitoral, advogados, estudantes de Direito e outros interessados na matéria eleitoral.

As EJEs também promovem ações sociais em escolas públicas e privadas, estimulando os jovens estudantes a participarem do processo eleitoral, de forma consciente, livre e democrática, além de palestras em outros espaços sociais para falar sobre a importância de votar consciente para que possamos promover mudanças no país.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet