Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

TRE prorroga Semana do Jovem Eleitor

A grande procura de jovens estudantes pelo alistamento eleitoral levou o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso a prorrogar a Semana do Jovem Eleitor. Desde o dia 24 deste mês, servidores da Justiça Eleitoral estão percorrendo escolas públicas e privadas de Cuiabá convocando os alunos de 16 a 18 anos - que ainda não se alistaram, a fazer o título eleitoral e participar da vida política do país.

Na semana passada, o projeto percorreu as escolas estaduais Nilo Póvoas e Francisco Alexandre Ferreira Mendes e os colégios São Gonçalo e Master. Na ocasião, uma unidade móvel de atendimento foi instalada no local para a confecção da primeira via do título eleitoral.

Segundo a secretária da Escola Judiciária Eleitoral, Janis Eyer Nakahati , em todas as visitas os estudantes se mostraram interessados em se alistar para assim, participar do processo democrático e escolher de forma consciente seus representantes.

“A Semana do Jovem Eleitor não busca somente o alistamento desses jovens estudantes, mas acima de tudo, tem o objetivo de realizar com eles um trabalho de conscientização política. Dessa forma, os alunos assistem a palestras sobre a importância do exercício do voto consciente para o fortalecimento da democracia”.

Ainda de acordo com Janis, inicialmente foi elaborada uma programação de atendimento com uma carga horária preestabelecida, mas que foi necessária sua prorrogação para atender à demanda.

Hoje (31/03) a equipe da Justiça Eleitoral está novamente no Colégio São Gonçalo. Nos dias 03 e 04/04, a unidade móvel será instalada no Colégio Master.

“A campanha fortalece a cidadania, pois estimula o jovem a se alistar e participar do rumo da política nacional, por meio do exercício do voto consciente e após, fiscalizando a atuação de seus representantes”, frisou o Presidente do TRE, Desembargador Juvenal Pereira da Silva.

A Semana do Jovem Eleitoral é uma iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral em parceria com os tribunais regionais de todo o país. O objetivo é incentivar os jovens estudantes de 16 e 17 anos, para quem o voto é facultativo, a se alistar e participar da vida política do país, escolhendo seus representantes nas Eleições.

Esta é a segunda edição da campanha. Nos dias 21 a 25 de outubro de 2013, os 60 cartórios de Mato Grosso permaneceram abertos, excepcionalmente, das 7h30 às 17h30. Ao todo, 1.782 jovens se alistaram.

Todos os trabalhos são conduzidos pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MT.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet