Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Fim do mistério

Ata de registro de suplentes é encontrada e deve por fim a guerra jurídica para impugnar mandato de Taques

Foto: Agência Senado

Ata de registro de suplentes é encontrada e deve por fim a guerra jurídica para impugnar mandato de Taques
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou ao Olhar Jurídico que a ata original que registra a ondem dos suplentes do senador Pedro Taques (PDT) na eleição de 2010 foi encontrada. O documento original foi requerido pelo Pleno daquela corte na semana passada. 

O juiz-membro José Luiz Blaszak informou que o documento original está anexado no processo movido pelo suplente do senador, o empresário Paulo Fiúza (PV). A apresentação do documento deve por um fim a batalha jurídica que partes que tentaram impungar o mandato do senador.

MP opinou para extinção de ação que requer impugnação de mandato de Taques por suposta fraude em ata

O documento é objeto de apuração de suposta fraude no registro de candidatura de Taques nas eleições de 2010, quando foi eleito senador por Mato Grosso. A ação foi impetrada pelo ex-deputado federal Carlos Abicalil (PT), que ficou em terceiro lugar na disputa ao Senado em 2010.

A ação foi proposta depois de uma declaração feita na imprensa pelo deputado federal Valtenir Pereira, então presidente do diretório estadual do PSB, ao site Olhar Direto, de que não assinou a ata que registrou na substituição de um dos suplentes do então candidato a senador Pedro Taques.

Uma ação declaratória também foi movida pelo segundo suplente de Taques, o empresário do ramo madeireiro, Paulo Fiúza (SDD). Com base no argumento de que a ata de registro de candidatura é falsa, ele quer inverter a suplência, para que o primeiro suplente, José Medeiros (PPS), passe a ocupar o seu lugar.

Leia outras no Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet